TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Google quer levar recursos do Android 13 para versões antigas do SO
Tecnologia

Google quer levar recursos do Android 13 para versões antigas do SO

publisherLogo
Tecmundo
09/01/2023 21h20
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15370706/original/open-uri20230109-18-cu80uo?1673299515
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Celulares que rodam versões antigas do Android e já não são atualizados há tempos poderão receber alguns recursos presentes no Android 13. As novidades chegarão por meio da ferramenta “Extension Software Developer Kit” (Extension SDK), que teve a primeira versão pública lançada nesta segunda-feira (9) pelo Google.

Voltada para os desenvolvedores, essa nova funcionalidade permite levar recursos de edições mais recentes do sistema operacional para smartphones mais antigos, disponibilizando-os via apps compatíveis com tais tecnologias. O seletor de fotos do Android 13 é uma delas.

De acordo com a companhia de Mountain View, os SDKs de extensão têm como principal vantagem a não dependência de uma atualização completa do Android para a disponibilização de funções recentes em telefones antigos. As melhorias chegam em updates de “componentes modulares do sistema”.

O seletor de fotos do Android 13 deverá chegar às versões mais antigas do sistema.O seletor de fotos do Android 13 deverá chegar às versões mais antigas do sistema.Fonte:  Google/Divulgação 

Assim, usuários de celulares cujos softwares já não são mais atualizados pelos fabricantes ainda poderão obter algumas novas funcionalidades. O sistema realiza modificações nas APIs usadas pelos desenvolvedores, permitindo a inclusão de códigos para verificar se a versão daquele dispositivo é compatível com o recurso em questão, liberando-o em caso positivo.

Testes com o Sandbox de Privacidade

Além da nova versão do seletor, que facilita o compartilhamento de fotos e vídeos armazenados na galeria do celular e adiciona outras melhorias, os SDKs de extensão devem facilitar a expansão dos testes do Privacy Sandbox em Androids antigos. O mecanismo vai modificar o tratamento dos dados dos usuários para a exibição de anúncios online.

Com a versão beta do Android Privacy Sandbox prestes a ser lançada, usuários de telefones mais antigos provavelmente também poderão testá-lo mesmo sem uma atualização completa do sistema. Segundo o Google, estes e outros recursos deverão ficar disponíveis em telefones com Android 10 e versões posteriores.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também