Google se desculpa por falha no Chromecast e promete solução

Tecmundo






Após diversos exemplares do Chromecast simplesmente pararem de funcionar nos últimos dias ao longo do mundo, o Google emitiu um pedido de desculpas oficial aos usuários. Em uma mensagem enviada por email, a companhia admite e reconhece o erro, além de confirmar novamente que trabalha em uma correção para o problema.
“Estamos entrando em contato com você por causa de uma interrupção que afeta os dispositivos Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio. Pedimos desculpas pelo problema e entendemos sua frustração. Estamos trabalhando para lançar uma correção o mais rápido possível e compartilharemos atualizações e orientações na página da Comunidade Nest. Agradecemos sua paciência enquanto resolvemos esse problema”, revela o comunicado.
Essa não é exatamente a primeira vez que o Google reconhece o erro. Depois que os relatos de dispositivos Chromecast com problemas ganharam notoriedade , a empresa de Mountain View disse “estar ciente” do ocorrido e que já trabalhava em uma solução, mas sem se comprometer com datas.
A companhia, no entanto, prontamente solicitou que os donos de Chromecast não utilizassem a opção de redefinir os aparelhos para as configurações de fábrica. O processo poderia deixar os dispositivos indisponíveis temporariamente e talvez fosse dificultar as correções.
Falha generalizada
Pelo menos desde o último fim de semana, milhares de usuários ao redor do mundo reclamam que seus aparelhos Chromecast não estão funcionando corretamente. A falha atinge principalmente modelos de segunda geração da linha e o Chromecast Audio, mas não há certeza sobre as raízes do problema.
Com tantos usuários afetados, diversas pessoas começaram a publicar tutoriais sobre o que poderia ser feito para fazer com que os aparelhos voltassem a funcionar. Ao conectar o Chromecast pelo celular, o produto emite mensagens de erro e diz que não pode reconhecer o smartphone.
Além de indicarem realizar a formatação de fábrica dos gadgets, algo não recomendado pelo Google, os usuários também sugerem reiniciar os aparelhos, desinstalar o aplicativo do Google Home, limpar o cache, ou conectar os dispositivos em redes sem fio diferentes. Nenhuma dessas alternativas parece ser efetiva para contornar o erro.

Por ser algo generalizado, é bem improvável que quaisquer soluções “caseiras” como essas funcionem. O mais indicado é realmente aguardar pela correção do Google, já que mexer em diversas configurações do aplicativo pode fazer com que usuários menos experientes causem outros problemas em seus próprios dispositivos.
Origens da falha foram reveladas?
Mesmo que o Google ainda não tenha divulgado o que causou esse problemão, no Reddit o usuário tchebb pode ter descoberto as raízes do problema. Em testes realizados, ele aponta que o erro pode ter relação com um certificado intermediário dos dispositivos, responsável por realizar a autenticação do Chromecast.
Esse certificado funciona como uma espécie de guarda, que quando recebia o sinal que o aparelho estava sendo conectado à rede por outro dispositivo, não conseguia se identificar como um aparelho legítimo. Com isso, o sistema do Chromecast acaba bloqueando as operações.
O certificado teria expirado no domingo (09), ou seja, exatamente quando boa parte dos problemas começaram. Vale lembrar que o Google anunciou que iria descontinuar a linha do Chromecast , e prometeu continuar atualizando os dispositivos, mas ainda não sabemos se esse fim de ciclo dos aparelhos tem relação com o certificado expirado.
Seja como for, tchebb aponta que o Google deve demorar cerca de sete dias para corrigir o problema. Caso o erro seja realmente esse, a empresa precisará atualizar a base de dados do Google Home, Chrome, Google Play Services — algo que leva algum tempo.


