Google Shopping ganha provador virtual baseado em IA generativa
Tecmundo
Comprar roupas pela internet tem suas vantagens, mas por outro lado não há como experimentar as peças como fazemos ao ir em uma loja. Para minimizar este problema, o Google Shopping anunciou um novo provador virtual de roupas baseado em inteligência artificial (IA), nesta quarta-feira (14).
A ferramenta, que estreia nos Estados Unidos, usa IA generativa para mostrar com precisão como uma roupa pode ficar no corpo. Segundo o Google, a tecnologia é capaz de representar como a peça se “moldaria, dobraria, se agarraria, esticaria e formaria rugas e sombras”, auxiliando a pessoa na hora da compra online.
Essa nova experiência de teste virtual inclui uma ampla lista de modelos humanos reais, de diferentes etnias, tons de pele, tipos de cabelos e tamanhos variando entre XXS e 4XL. A ideia é que o usuário escolha uma pessoa que tenha características parecidas com as do seu corpo e veja como a roupa ficará nele, em diferentes ângulos e poses.
O provador virtual com IA do Google Shopping auxilia nas compras de roupas.
Inicialmente, o Google Shopping com IA está disponível apenas para tops femininos de marcas selecionadas — ao pesquisar na plataforma, basta procurar pelas peças que trazem o selo “Try On” para experimentar a funcionalidade. O recurso deve ser expandido em breve para mais roupas, incluindo masculinas, e outros países.
Além do provador virtual de roupas com IA generativa, o Google Shopping introduziu novos tipos de filtros, permitindo realizar buscas mais precisas ao comprar roupas online. O usuário consegue encontrar peças mais baratas, uma camisa em padrão diferente ou calça semelhante, por exemplo.
Eles também são baseados em IA, oferecendo a possibilidade de refinar as pesquisas a partir do estilo de uma roupa, sua cor e mais padrões visuais. Outro detalhe é que o recurso contempla um amplo catálogo de lojas virtuais, para que o comprador encontre realmente o que procura .
A plataforma também ganhou novos filtros inteligentes.
Assim como o testador, os novos filtros do Google Shopping estão disponíveis apenas para os usuários da plataforma nos EUA, ficando igualmente limitados às blusas femininas. A expansão está prevista, mas não há um prazo definido.