GTA 5: Ator de Michael critica uso de IA para replicar sua voz
Tecmundo
Nesta segunda-feira (15), o ator que representou Michael em Grand Theft Auto 5 (GTA 5) , Ned Luke, utilizou suas redes sociais para expressar sua insatisfação contra a IA. O caso envolveu a empresa WAME, que desenvolveu um chatbot de áudio baseando-se em sua voz.
O chatbot usava uma interpretação de inteligência artificial da voz de Luke para realizar conversas de voz em vez de texto. Embora o tweet promovendo o chatbot tenha sido removido, a crítica de Luke à WAME permaneceu, destacando a falta de autenticidade na reprodução de sua voz pela IA.
This is fucking bullshit @wamexyz absolutely nothing cool about ripping people off with some lame computer estimation of my voice. DON'T WASTE YOUR TIME ON THIS GARBAGE...
Grand Theft Vocal ??????????@RockstarGames @rclark98 @sagaftra https://t.co/QKGxygRp7x
"Isso é uma porcaria, @wamexyz", declarou Luke. "absolutamente, [não há] nada de legal em enganar as pessoas com uma estimativa medíocre de computador da minha voz. Não perca seu tempo com essa porcaria", desaprovando fortemente a prática de usar softwares de computador para imitar sua voz. O ator marcou a Rockstar, Roger Clark e o sindicato de atores SAG-AFTRA em seu tweet, buscando apoio e conscientização sobre a questão.
Os dubladores argumentam que o uso da IA é desnecessário e prejudica a qualidade do jogo.
A polêmica sobre o uso de inteligência artificial para imitar vozes aumentou com o anúncio de uma aliança do sindicato estadunidense com a Replica Studios, estúdio de IA para games, na última terça-feira (9).
Excuse me? With all due respect…you state in the article “Approved by affected members of the union’s voiceover performer community.” Nobody in our community approved this that I know of. Games are the bulk of my livelihood and have been for years. Who are you referring to?
O contrato, revelado durante a CES 2024, recebeu críticas da comunidade, pois permite a criação de "réplicas digitais" das vozes dos dubladores. O sindicato afirma que o objetivo é proporcionar "oportunidades seguras para os profissionais explorarem novos trabalhos com suas réplicas digitais de voz".
Entretanto, alguns dubladores alegaram não terem sido consultados ou concordado com o acordo, gerando discordância na categoria.
O SAG-AFTRA pretende permitir que desenvolvedores de games a utilização de vozes geradas por IA.
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