Home
Tecnologia
Hackers estão usando QR Code para disseminar app malicioso na Suíça
Tecnologia

Hackers estão usando QR Code para disseminar app malicioso na Suíça

publisherLogo
Tecmundo
19/11/2024 14h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16401686/original/open-uri20241119-18-x6sk0p?1732026150
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Criminosos usam QR Codes para espalhar malware na Suíça, alerta uma entidade local. O código falso é enviado dentro de uma carta física cujo remetente se passa pelo MeteoSwiss, órgão oficial de previsão do tempo.

O alerta foi disparado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC, na sigla em inglês) da Suíça. Segundo o órgão, eles, o MeteoSwiss e a Secretaria Federal de Proteção Civil (FOCP, em inglês) receberam denúncias de que as cartas falsas estariam em distribuição no país.

Na carta, os destinatários eram convidados a instalar um novo aplicativo oficial para previsão de condições climáticas extremas, mas o programa não existe

Os criminosos distribuem um link para um app malicioso através de um QR Code.
Os criminosos distribuem um link para um app malicioso através de um QR Code. (Fonte: GettyImages)

Na verdade, o QR Code encaminha o usuário para baixar um app chamado "Coper" que, assim que chega ao sistema, rouba dados sensíveis e acessa dados de cerca de 400 apps para celular, incluindo bancos.

"Assim que o malware é baixado no celular, ele é exibido como o app 'AlertSwiss' no Android", descreveu o NCSC. "Dependendo da versão do Android, o ícone do aplicativo também pode ser significativamente do app original", continuou.

Malware afeta somente celulares Android

O problema afeta exclusivamente celulares Android, ressaltou o NCSC. Obviamente, para baixar um app de uma fonte externa à Play Store, é necessário que o usuário tenha ativado essa opção.

No artigo de aviso, o NCSC encoraja usuários a denunciar as cartas pela internet. Se o app malicioso já foi baixado, o melhor a se fazer é reiniciar o aparelho às configurações de fábrica.

Por se tratar de uma ameaça que abusa do reconhecimento de autoridades suíças, pessoas de outras regiões não precisam ficar preocupadas com o golpe. De toda forma, a ocorrência desse problema reforça que nem mesmo QR Codes devem ser confiados cegamente.

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também