Homem acusa Amazon de 'bloquear' casa inteligente após suposta fala racista
Tecmundo
Um homem morador de Baltimore, no Estado de Maryland, nos Estados Unidos, acusa a Amazon de ter “desconectado” sua casa inteligente após supostos comentários racistas. De acordo com o relato, sua Echo Show foi desligada e por isso ele não conseguiu mais interagir com os dispositivos inteligentes da casa.
A história foi contada por Brandon Jackson, homem preto que trabalha como engenheiro na Microsoft. Ele revelou o caso em um texto publicado na semana passada no site Medium.
Segundo Jackson, a situação ocorreu em 24 de maio deste ano, quando ele recebeu uma encomenda de um entregador. O trabalhador disse ter sido vítima de comentários racistas que ouviu pela campainha digital de Jackson e enviou uma reclamação para a Amazon.
Brandon Jackson ficou com problemas para conectar a casa inteligente depois que sua Alexa foi desligada
Já no dia seguinte da entrega, a Echo Show de Jackson foi desativada e consequentemente todos os equipamentos inteligentes ficaram fora do ar, já que o device da Amazon servia como hub.
“Esse incidente me deixou com uma casa cheia de dispositivos que não respondem, uma Alexa silenciosa e muitas perguntas”, escreveu no blog.
O morador de Baltimore contou ter achado de início que ele tinha sido vítima de um ataque cibernético , já que utiliza uma conta antiga de e-mail. Contudo, após não encontrar nenhum sinal de atividade hacker, resolveu ligar para o atendimento ao cliente.
Após conversar com outro executivo da big tech, ele descobriu que estava sendo acusado de racismo e por isso sua Echo Show havia sido desligada.
“Aqui é onde as coisas ficaram ainda mais desconcertantes. Primeiro, tenho várias câmeras gravando tudo o que acontece na minha propriedade. Se as alegações do entregador fossem precisas, eu poderia verificá-las facilmente com imagens de vídeo. Em segundo lugar, a maioria dos entregadores da minha região compartilha a mesma raça que eu e minha família. Parecia altamente improvável que faríamos tais comentários”, se defendeu no blog.
Echo Show 5
Ele conferiu com o atendente os detalhes da suposta ocorrência e disse ter verificado que, pelo horário da entrega, muito provavelmente não havia ninguém em casa. No vídeo das câmeras, Jackson informou que o entregador apertou a campainha digital e recebeu uma resposta automática do tipo “com licença, como posso ajudar?”.
“O entregador, que se afastava e usava fones de ouvido, deve ter interpretado mal a mensagem”, argumentou.
Depois de muitas idas e vindas no contato com o suporte da Amazon, Brandon Jackson teve a Echo Show reativada. Contudo, ele reclamou de não ter recebido nenhum comunicado sobre a resolução do caso, incluindo se havia algum indício de que o entregador recebeu uma ofensa racista.
Ele pontuou que depois dessa experiência está “pensando seriamente” em não usar mais os aparelhos da Amazon e que considera a troca por dispositivos Raspberry Pi .
“[Eu] apoio totalmente a adoção de medidas pela Amazon para garantir a segurança de seus entregadores. No entanto, questiono por que todo o meu sistema doméstico inteligente foi inutilizado durante a investigação interna. Parece mais sensato impor uma restrição temporária de entrega ou proibição de compra na conta”, defendeu.
Echo Show 15
O engenheiro da Microsoft compartilhou a história para “encorajar a Amazon a reformar e repensar sua abordagem para lidar com tais situações no futuro”. Ele defendeu que é preciso que as empresas passem confiança em seus produtos e serviços principalmente quando eles estão conectados à funcionalidade da casa.
O TecMundo entrou em contato com a Amazon para verificar se a companhia tem algum posicionamento sobre o assunto. Porém, até o momento a marca não respondeu aos pedidos de comentário.