Horizon Burning Shores sofre review bombing devido a beijo de Aloy
Tecmundo
A recém-lançada DLC Burning Shores de Horizon Forbidden West está enfrentando uma onda de críticas negativas no Metacritic. Na última quarta-feira (19), a franquia ganhou um novo fôlego com o lançamento da expansão, na qual Aloy explora um cenário pós-apocalíptico ensolarado em Los Angeles, contrastando com a área de Frozen Wilds vista em Zero Dawn.
Burning Shores foi bem recebido pela crítica especializada, mas recebeu uma média de 4,4 na pontuação de usuários no Metacritic em 22 de abril. Hoje (23), a DLC atingiu uma média de 2,7. Essa disparidade pode ser resultado de uma prática conhecida como "review bombing", em que usuários dão notas extremamente baixas sem um fundamento real.
Nota 82, calculada a partir de críticas de especialistas, junto ao 2.7 dos usuários, nota que vem diminuindo desde o dia 22 de abril
Atenção, vem spoiler aí! Uma escolha de diálogo para a Aloy ao final da DLC é o tópico mais recorrente entre as reclamações dos usuários. Muitos jogadores parecem estar particularmente chateados com a possibilidade de Aloy reconhecer seu amor por Seyka, sendo incapazes de lidar com o resultado: uma cena de beijo entre as personagens.
A partir desse breve momento, eles afirmam que a inclusão de personagens LGBT+ é uma imposição de uma agenda política. É possível encontrar avaliações como “a agenda gay", “doutrinação”, “ querem impulsionar a agenda LGBT" e “arruinou uma grande personagem".
Aloy e Seyka em momentos finais da DLC
A pontuação do usuário em um jogo pode ser um indicador valioso da qualidade técnica e de possíveis bugs do game. Infelizmente, ela também pode ser manipulada como uma arma de ódio contra aspectos políticos e sociais presentes no jogo. Esse parece ser o caso do review bombing em Burning Shores.
Outra fonte de críticas é a exclusividade da DLC para PS5. Embora o jogo base tenha sido lançado para o PS4 e PS5, Burning Shores só pode ser jogado no PS5. A brevidade da expansão também é mencionada por alguns fãs.
O Metacritic implementou algumas medidas para combater esse tipo de prática. Uma delas é impedir que usuários postem avaliações imediatamente após o lançamento do jogo, a fim de evitar que pessoas que não o jogaram o bombardeiem com críticas negativas antes mesmo de experimentá-lo. No entanto, embora exista alguma moderação, ela parece insuficiente para impedir esses ataques coordenados de ódio contra um jogo específico.