Home
Tecnologia
Impostos 2024: como consultar o IPVA e calculá-lo?
Tecnologia

Impostos 2024: como consultar o IPVA e calculá-lo?

publisherLogo
Tecmundo
02/01/2024 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15969275/original/open-uri20240102-643-1kjwf7m?1704222273
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Estamos cada vez mais próximos de 2024, e muitas pessoas olham para frente tentando organizar as finanças . Caso seja um desses, uma das primeiras contas importantes a serem pagas já em janeiro é o IPVA do seu carro.

Esse é um imposto que possui variações dependendo do estado. Dessa forma, se você está curioso para saber como consultar IPVA, basta seguir as indicações que trazemos a seguir.

Valores de IPVA variam conforme o estado da placa do veículo.Valores de IPVA variam conforme o estado da placa do veículo.

Caso esteja curioso para saber como consultar IPVA em cada estado, basta olhar a relação abaixo, organizada em ordem alfabética:

Fique atento às datas de pagamento para não perder o prazo de pagamento do IPVA.Fique atento às datas de pagamento para não perder o prazo de pagamento do IPVA.

O imposto varia de acordo com cada estado, e as taxas do IPVA para o pagamento também sofrem alterações conforme a região . No caso São Paulo, por exemplo, a alíquota do imposto é de 4%.

Dessa forma, é possível ter uma ideia do valor a ser pago em 2024 consultando o valor venal do veículo e multiplicando pela alíquota do imposto dentro do estado.

Se estivermos falando de um veículo usado que custa R$ 35 mil, por exemplo, o IPVA dele em 2024 será de R$ 1,4 mil em São Paulo. Já para carros zero, basta trocar o valor pelo preço que aparece na nota fiscal e aplicar a porcentagem corrente do estado. 

Outro ponto é que o tipo de combustível afeta o preço do IPVA (carros movidos somente a gás e energia elétrica pagam 3%), e carros com mais de 20 anos não pagam IPVA em São Paulo.

Gostou do conteúdo do TecMundo sobre como consultar IPVA? Compartilhe com seus amigos, e aproveite também para ler sobre a relação entre a Reforma Tributária e o IPVA . Até a próxima!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também