Inovar não tem nada a ver com tecnologia
Tecmundo
Etapas que levam ao resultado é a definição de processo, etapas que atrasam o resultado é a definição de burocracia. Tão simples quanto isso. Entender essa sutil diferença foi determinante para a minha vida pessoal, profissional, e para o entendimento do que significa inovação em sua essência. E acredite: a tecnologia pode ser o meio responsável por ajudar ou por atrapalhar o seu negócio, porque depende como ela é aplicada.
Isso porque, muitas vezes eu me senti deslocado e até um ignorante diante a tantos termos, soluções e expressões que eu desconhecia. Mas, com o passar do tempo, o ofício de jornalista me ensinou que curiosidade e humildade são os melhores antídotos para minha falta de conhecimento.
Então, diante a alguma solução que eu não compreendo, eu pergunto: Para que serve? Como esse negócio funciona na prática? Como ele torna a vida do cliente mais fácil? A verdadeira inovação responde a essas perguntas de forma direta, sejam elas complexas ou não. Porque, por mais complexa que seja a inovação, ela resolve algum problema. E o público-alvo precisa entender como isso acontece.
****
Eduardo Cosomano é jornalista, fundador da agência EDB Comunicação, e coautor do best-seller Saída de mestre: estratégias para compra e venda de uma startup, e do recém- lançado Ouvir, Agir e Encantar: a estratégia que transformou uma pequena empresa em uma das líderes do seu setor, ambos publicados pela Editora Gente.