Instagram anuncia novas medidas para combater abusos
Tecmundo
Novas medidas para combater abusos no Instagram foram anunciadas pela Meta nesta quinta-feira (20). As ferramentas objetivam proteger os criadores de conteúdos, contribuindo para um ambiente menos tóxico, e chegam expandindo algumas funcionalidades existentes.
O bloqueio de contas é um dos recursos atualizados. Desde o ano passado, a rede social passou a permitir o bloqueio de perfis múltiplos criados pela mesma pessoa, evitando que ela mude de conta para importunar o influenciador digital.
Agora, ao ativar a função para impedir o contato de um determinado praticante de bullying ou assediador, você terá a opção de bloquear também novos perfis que poderão ser criados por ele, dificultando a interação.
Influenciadores poderão bloquear futuras contas criadas por haters.
De acordo com o Instagram, testes feitos com a nova ferramenta indicaram a possibilidade de que 4 milhões de contas a menos precisem ser bloqueadas todas as semanas, manualmente, por quem se sentir perseguido. Com a melhoria, esses perfis serão bloqueados automaticamente, sem a necessidade de qualquer ação por parte do usuário.
O que mais mudou?
Além da atualização do bloqueio de contas no Instagram, a plataforma melhorou o recurso Palavras Ocultas, que passa a suportar mais idiomas, incluindo persa, turco, russo e bengali, entre outros. A funcionalidade ganhou ainda a capacidade de identificar o uso de códigos para mascarar termos ofensivos nos comentários e bloqueá-los automaticamente.
Também há filtros otimizados para analisar as respostas dos stories. Caso sejam encontradas palavras ofensivas, entre aquelas incluídas na lista personalizada, tais expressões serão enviadas para a pasta oculta de solicitações, evitando que o influenciador tenha contato direto com essas mensagens.
Alguns usuários receberão alertas para serem mais gentis nos comentários.
Outra novidade é o aumento da quantidade de alertas sugerindo que as pessoas sejam mais gentis ao enviar uma mensagem direta (DM) para os criadores de conteúdos. Ao digitar o texto, o usuário poderá visualizar vários lembretes pedindo para que aja com mais respeito, dependendo das expressões utilizadas.
Esse mesmo recurso também será ampliado nos comentários, trazendo mais alertas para que a pessoa faça uma pausa e esfrie a cabeça antes de responder uma mensagem identificada pelo Instagram como ofensiva. A funcionalidade suporta os idiomas português, inglês, francês, espanhol, árabe e chinês.