Home
Tecnologia
Intel deve lançar atualização de CPUs Raptor Lake-S em outubro
Tecnologia

Intel deve lançar atualização de CPUs Raptor Lake-S em outubro

publisherLogo
Tecmundo
16/06/2023 18h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15608617/original/open-uri20230616-18-9v9ev2?1686950185
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após anunciar uma atualização de marca e remover o clássico "i" que nomeava seus processadores , a Intel parece estar preparando uma série de updates para as gerações Raptor Lake e Sapphire Rapids.

A informação vem através de um insider na rede social chinesa Bilibili. De acordo com a fonte, a gigante da tecnologia lançará os processadores Raptor Lake-S sob a alcunha da 14ª geração em outubro deste ano. Vale mencionar que esta não será uma grande mudança de arquitetura, e sim uma "atualização" nos modelos, que devem receber frequências mais rápidas, menor consumo energético e suporte para memórias com clocks mais altos.

O mesmo vale para as CPUs Sapphire Rapids , que integram a família dos processadores Xeon W2500 e W3500 para computação de alto nível. O vazamento ainda informa que os soquetes LGA 1700 e a plataforma W790 serão mantidos, sem que usuário precise comprar uma nova placa-mãe. Confira as supostas datas abaixo:

Família Raptor Lake-S chega com a missão de resolver problemas de aquecimento da 13ª geração.Família Raptor Lake-S chega com a missão de resolver problemas de aquecimento da 13ª geração.

Dessa forma, a Intel só lançará uma grande mudança de geração para desktops no fim de 2024 com a linha Arrow Lake S. É esperado que os vindouros processadores cheguem com mudanças na arquitetura e no design dos núcleos de performance e eficiência, além de melhorias voltadas para Inteligência Artificial (IA). O soquete será alterado, e vai adotar a plataforma LGA 1851. A fabricação é da TSMC, com litografia de 3 nanômetros.

Para este ano, os processadores Meteor Lake-H voltados para portáteis devem fazer sua grande estreia, e já adotar a nova nomenclatura sem o "i". A eficiência energética parece ser um dos principais destaques do lançamento , assim como as inovações em IA graças a uma unidade dedicada. A geração Meteor Lake-S, por outro lado, aparentemente teve seu lançamento cancelado pela empresa.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também