Home
Tecnologia
Já ouviu falar em Empreendedorismo Consciente?
Tecnologia

Já ouviu falar em Empreendedorismo Consciente?

publisherLogo
Tecmundo
23/02/2023 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15437762/original/open-uri20230223-18-a5e0a?1677193413
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O empreendedorismo consciente envolve a criação e gestão de um negócio a fim de gerar valor tanto para o mercado, quanto para a sociedade. 

A cultura é a maneira que um grupo de pessoas convive e se relaciona. Com uma cultura organizacional consciente, o time é capaz de trabalhar junto de maneira ética e transparente a caminho do propósito e geração de valor aos públicos envolvidos.

Uma cultura consciente valoriza pessoas, fomenta a diversidade e a inclusão, criando ambientes de trabalho mais acolhedores, igualitários e respeitosos, se preocupa com o bem-estar do time, promovendo a saúde, a segurança e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Veja também: Experimentação para inovação e evolução das organizações

Os pilares anteriores não são possíveis sem uma liderança madura e consciente, ela vai orquestrar junto ao time a geração de valor junto aos stakeholders e desempenho para a organização atingir seus objetivos e metas.

E como funciona na prática?

Na DeÔnibus, nos deparamos com o conceito em 2020 com a pesquisa Empresas Humanizadas, que mede o nível de consciência das organizações através de uma pesquisa com seus stakeholders, ou públicos de interesse: liderança, colaboradores, clientes, parceiros e sociedade.

O relatório da pesquisa nos dá um diagnóstico muito claro de como a empresa está em cada um dos pilares, o necessário para que se faça um plano de ação efetivo para evoluir. Além do diagnóstico, cada empresa recebe seu selo, de acordo com o nível que se encontra.

Além da pesquisa Empresas Humanizadas, pesquisas internas podem dar indicadores importantes ao longo do ano, para que mudanças de percurso possam ser feitas .

A partir do diagnóstico, é feito um plano de ação para agir em cima dos pontos mais fracos e para manter os pontos fortes. Na DeÔnibus, por exemplo, tivemos insights para trabalhar estrutura organizacional, comunicação e direcionamento da liderança e criação de novos rituais de gestão.

Em conclusão, se você empreende ou pensa em começar, pare e reflita como seu negócio pode criar uma cultura de priorização do bem estar das pessoas e do planeta além de considerar os lucros financeiros, não tenho dúvidas que há muito espaço. 

Como diz Joseph Jaworski, "Liderar é sobre criar condições para continuamente ampliar a consciência humana sobre a realidade e sobre como contribuir com o desenvolvimento do mundo ao seu redor. Ultimamente, liderar tem a ver com a criação de novas realidades."

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também