LG Display anuncia alto-falante 'invisível' para automóveis
Tecmundo
A LG Display apresentou na segunda-feira (21) uma nova tecnologia de alto-falante "invisível” para automóveis, que utiliza um pequeno painel vibratório para gerar som. Desenvolvido em parceria com uma empresa de áudio global que não teve o nome revelado, o dispositivo estará à venda no primeiro semestre de 2023.
Batizada de “Thin Actuator Sound Solution”, a novidade promete inaugurar uma nova era de entretenimento veicular, substituindo os alto-falantes convencionais. Ao contrário dos modelos atuais, que são grandes e pesados por causa de componentes como bobina de voz, ímãs e cones, a solução utiliza uma película capaz de gerar som vibrando materiais no carro.
Segundo a gigante sul-coreana, o áudio pode ser gerado a partir da vibração do dispositivo nos painéis de tela, por exemplo, criando uma “experiência de som 3D imersiva e rica” no interior do automóvel. A solução é semelhante à tecnologia presente em TVs OLED da própria marca e em modelos da Sony.
O alto-falante "invisível" da LG é do tamanho de um passaporte.Fonte: LG Display/Divulgação
Outro diferencial do alto-falante invisível da LG Display está nas medidas, com 150 mm x 90 mm, espessura de 2,5 mm e peso de 40 gramas, do tamanho de um passaporte. Além disso, o dispositivo não utiliza elementos de terras-raras como o neodímio, presente nas versões tradicionais, reforçando seu aspecto sustentável.
Mais vantagens
Devido ao tamanho, o Thin Actuator Sound Solution pode ser instalado em qualquer parte do interior do carro, seja no forro do teto, no painel ou nos encostos de cabeça. Isso permite direcionar melhor o áudio para os passageiros, como afirma a fabricante.
As medidas reduzidas contribuem ainda para a liberação dos espaços ocupados pelos alto-falantes convencionais, possibilitando utilizar essas áreas de outras maneiras e sem comprometer a qualidade do som.
Será possível conferir como funciona a tecnologia durante a edição 2023 da Consumer Electronics Show (CES), que tem início previsto para o dia 5 de janeiro em Las Vegas (EUA).