LibreOffice 7.3 é lançado com maior suporte a arquivos do Office
Tecmundo
A organização sem fins lucrativos The Document Foundation (TDF) lançou nessa quarta-feira (2) o LibreOffice 7.3, versão mais recente da suíte de aplicativos de código aberto. A atualização traz diversas melhorias de interoperabilidade que, segundo os desenvolvedores, oferecem um maior suporte aos arquivos criados no Microsoft Office .
Com o objetivo de facilitar o trabalho de quem migrou dos apps da Microsoft para a versão gratuita, bem como atender a quem utiliza os dois pacotes, a TDF implementou mudanças no tratamento de controle de alterações em tabelas e textos. Isso reduz a perda da formatação ao usar o Writer para abrir um arquivo criado no Word , por exemplo.
Melhorias no processo de abertura de grandes arquivos nos formatos DOCX e XLSX/XLSM também estão presentes, assim como houve a otimização da velocidade de renderização de documentos complexos. Aprimoramentos relacionados ao back-end Skia, adicionado no LibreOffice 7.1, são outro destaque.
O pacote atualizado inclui ainda novos filtros de importação e exportação de arquivos DOC, DOCX, XLSX e PPTX, que ajudam na correção de pequenos bugs existentes nas versões anteriores. A ferramenta de ajuda da suíte de escritório gratuita ganhou tópicos extras, atendendo a todos os tipos de usuários, enquanto as bibliotecas ScriptForge foram ampliadas (veja mais novidades no vídeo acima).
Onde baixar
O LibreOffice 7.3 está disponível gratuitamente para download no site da TDF , onde é possível encontrar as versões para diferentes plataformas. O pacote é compatível com os sistemas operacionais Windows 7 e posteriores (32 e 64 bits), macOS 10.12 e posteriores e Linux.
A atualização mais recente teve os recursos inéditos desenvolvidos por 147 colaboradores e possui versões para 120 idiomas, entre os quais o português do Brasil. Ela inclui programas como Writer, Calc, Draw, Math e Impress, além de outros, que oferecem diversos tipos de funções.