Home
Tecnologia
Meta anuncia Edit, novo app de edição de vídeos concorrente do CapCut
Tecnologia

Meta anuncia Edit, novo app de edição de vídeos concorrente do CapCut

publisherLogo
Tecmundo
20/01/2025 15h22
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16444187/original/open-uri20250120-56-mhc6j4?1737386664
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Meta finalmente vai ter um app de edição para rivalizar com o CapCut: o Edit. O novo aplicativo vai ser voltado para criação de vídeos no celular, mas só será lançado em fevereiro.

O anúncio foi feito pelo diretor do Instagram, Adam Mosseri, em uma publicação em vídeo no Instagram neste domingo (19). Considerando o relato do executivo, o programa vai concorrer diretamente com o CapCut até em funcionalidades.

"O Edits é mais que um app de edição de vídeos; é uma suíte completa de ferramentas criativas", descreve Mosseri. "Lá terá uma aba dedicada para inspiração, outra para ficar de olho nas suas ideias, uma câmera de qualidade ainda melhor, todas as ferramentas de edição que você espera, a habilidade de compartilhar rascunhos com amigos e outros criadores e — se você quiser compartilhar vídeos no Instagram —, poderosas análises sobre a performance desses vídeos", continuou.

Tal como no CapCut, o Edit permitirá compartilhar templates de vídeos e utilizar formatos preparados por outros usuários. Além disso, ele deve contar com uma íntima integração com o Instagram para facilitar o envio de vídeos para a rede social.

Neste primeiro momento, o app Edit só está disponível para pedido antecipado na App Store, mas "chegará ao Android em breve", segundo o executivo. No anúncio, não foi mencionado nada sobre a disponibilidade no PC.

Instagram surfa na crise do TikTok

O anúncio do Instagram não podia acontecer em melhor hora: no domingo (19), os apps e serviços da ByteDance foram suspensos nos Estados Unidos. A proibição durou pouco tempo, mas todo o temor da indisponibilidade gerou alarde na comunidade de usuários que, cientes de que aconteceria, buscavam alternativas pela web.

Dentre os serviços que foram bloqueados está o CapCut, também controlado pela empresa chinesa ByteDance. A ferramenta de edição é uma das mais populares atualmente, oferecendo um amplo conjunto de ferramentas para criação de vídeos.

Com o Edit no portfólio, a Meta acirra a disputa com a ByteDance. Por agora, resta ver se o aplicativo vai ser tão intuitivo e poderoso do que sua contraparte chinesa.


 


 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também