Meta, dona do Facebook, tem perdas financeiras mais uma vez
Tecmundo
A Meta, empresa-mãe do Facebook, divulgou nesta quarta-feira (26) o seu relatório fiscal do terceiro trimestre de 2022 com prejuízos. A receita foi registrada em US$ 27,71 bilhões, ante US$ 29 bilhões no mesmo trimestre do ano anterior. Já o lucro fechou em US$ 4,4 bilhões — no mesmo período de 2021, o lucro foi de US$ 9,19 bilhões.
O preço das ações da companhia também despencou de US$ 3,22 para US$ 1,64. Para o quarto trimestre, a Meta espera uma receita "na faixa de US$ 30-32,5 bilhões".
A empresa também anunciou medidas para conter as perdas orçamentárias para 2023. Entre elas, estão "mudanças significativas em todos os setores para que operem com mais eficiência". Isso inclui manter equipes estáveis quanto ao número de funcionários, diminuir outras e investir no crescimento de contratações apenas em projetos prioritários.
A estimativa da empresa é de que as despesas totais de 2022 estejam na faixa de US$ 85-87 bilhões. A Meta também cita custos de hardware da divisão Reality Labs, que podem ser impulsionados "pelo lançamento da próxima geração do nosso headset [da linha] Quest para consumidores no próximo ano". O recente lançamento da empresa, o Meta Quest Pro, foi anunciado neste mês.
Metaverso perdendo dinheiro
Já a divisão Reality Labs, focada no desenvolvimento do metaverso e de tecnologias de realidades virtual, aumentada e mista, registrou um prejuízo de US$ 3,67 bilhões, ante US$ 2,61 bilhões no mesmo período do ano anterior.
"Prevemos que as despesas operacionais do Reality Labs em 2023 crescerão significativamente ano a ano. Além de 2023, nós esperamos acelerar os investimentos do Reality Labs para que possamos atingir nosso objetivo de aumentar a receita da companhia a longo prazo", diz o relatório.
Em 2021, a divisão que desenvolve o metaverso da Meta registrou prejuízo operacional de mais de US$ 10 bilhões.
Já a família de aplicativos da empresa registrou 2,93 bilhões de pessoas ativas diárias (+4%), enquanto o cálculo mensal chega a 3,71 bilhões de usuários (+4%). Somente no Facebook, o volume de usuários ativos diários é de 1,98 bilhão (+3%).
Enquanto isso, a Meta também reportou um aumento ano a ano de 17% nas impressões de "anúncios entregues em nossa família de aplicativos", enquanto o preço médio por anúncio diminuiu 18% ano a ano.