Home
Tecnologia
Meta lança inteligência artificial que escreve TCC e artigos acadêmicos
Tecnologia

Meta lança inteligência artificial que escreve TCC e artigos acadêmicos

publisherLogo
Tecmundo
23/11/2022 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15308791/original/open-uri20221123-653-mcpi77?1669236685
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Meta, dona do Facebook, lançou uma versão demo do Galactica, um modelo de inteligência artificial alimentado por artigos científicos que é capaz de produzir sozinho papers acadêmicos, TCCs, resumos, montar e resolver fórmulas matemáticas e até gerar arquivos para Wikipédia, tudo a partir de prompts de texto simples.

O site de demonstração do Galactica explica que os seus modelos "são treinados em um grande corpus que compreende mais de 360 milhões de citações no contexto e mais de 50 milhões de referências únicas normalizadas em um conjunto diversificado de fontes. Isso permite que o Galactica  sugira citações e ajude a descobrir artigos relacionados”.

Isso significa que, ao inserir qualquer assunto, como visto nas capturas de tela abaixo, a ferramenta produzirá artigos, citações e explicações, que continuarão sendo adicionados à medida que o usuário clicar em "Gerar mais".

Fonte: Galactica/DivulgaçãoFonte: Galactica/DivulgaçãoFonte:  Galactica 

Fonte: Galactica/Divulgação.Fonte: Galactica/Divulgação.Fonte:  Galactica 

Implicações éticas do uso do Galactica na produção acadêmica

Uma das preocupações da Meta é que alguns estudantes decidam utilizar os sistemas de IA do Galactica para produzir, em seu nome, os seus trabalhos de encerramento de curso superior. Já há relatos de que alguns "empreendedores" estejam vendendo esses papers gerados por IA para "facilitar a vida" de colegas ou de quem esteja disposto a pagar pelo serviço.

Por isso, a empresa de Mark Zuckerberg fez questão de inserir vários alertas do tipo: “Alguns dos textos gerados pelo Galactica podem parecer muito autênticos e altamente confiáveis, mas podem estar sutilmente errados em aspectos importantes".

Falando ao AI Business, o diretor do Instituto Max Planck, Michael Black, alerta que "Escrever ciência gramatical não é o mesmo que fazer ciência. Mas será difícil distinguir”.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também