Home
Tecnologia
Microsoft alerta usuários do Windows 10: suporte vai só até outubro de 2025
Tecnologia

Microsoft alerta usuários do Windows 10: suporte vai só até outubro de 2025

publisherLogo
Tecmundo
11/04/2024 17h45
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16158113/original/open-uri20240411-73-frhduk?1712857546
©GettyImages
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Microsoft começou um processo de aviso aos usuários de o suporte ao Windows 10 logo chega ao fim. Uma janela de notificação sobre o tema foi vista nos últimos dias por consumidores em desktops e notebooks.

De acordo com o alerta, o suporte do sistema operacional vai até o dia 14 de outubro de 2025. Após esse dia, os PCs seguem funcionando normalmente, porém sem receber atualizações críticas de correção de bugs, segurança, otimização do sistema ou adições de novos recursos.

Além de agradecer o consumidor pela "lealdade", a mensagem da Microsoft ainda sugere a transição para o Windows 11 . Vários usuários no Reddit publicaram capturas de tela para mostrar que receberam o recado.

A tela de aviso do fim do suporte, exibida durante a navegação.

Um sistema operacional desatualizado corre mais riscos do que o normal de ser invadido, já que vulnerabilidades ainda desconhecidas podem ser exploradas por usuários mal intencionados. Além disso, o desempenho da plataforma naturalmente fica defasado em relação ao modelo mais recente.

Na prática, isso significa que o recomendável é atualizar o sistema operacional para o Windows 11. Caso o equipamento não seja compatível, a indicação é trocá-lo por um modelo mais moderno.

Windows 10 ainda é bastante popular no mercado

A Microsoft vai ter trabalho e precisará de muito mais do que uma janela de aviso para convencer o público a abandonar o Windows 10. A plataforma segue com altos índices de popularidade no geral, com uma adoção significativamente maior que o seu sucessor .

Parte da demora na adoção da versão mais recente está nas especificações técnicas da empresa, que deixaram de fora da lista de aparelhos compatíveis uma série de PCs com processadores mais antigos.

Até por isso, é possível que o prazo ainda não seja definitivo: a popularidade de uma versão antiga do Windows já fez a companhia mudar os próprios planos e adicionar mais algum tempo na "validade" das atualizações.

Foco da Microsoft é aumentar adoção do Windows 11 em equipamentos.

No caso do Windows XP, foram mais de 10 anos de suporte e até algumas atualizações pontuais de emergência, já que a plataforma ainda era adotada principalmente em sistemas de empresas e órgãos governamentais.

A última versão de grande porte do Windows 10 foi a 21H2, que teve a última atualização compatível lançada na metade de 2023 . O sistema operacional foi lançado oficialmente em 2015 pela Microsoft.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também