Microsoft desativa assistente virtual Cortana de vez no Windows 11
Tecmundo
A assistente virtual Cortana foi descontinuada de vez no Windows 11. A Microsoft encerrou a ferramenta no sistema operacional já na nova atualização do software. Há três ano, o aplicativo dela já havia sido desativado tanto no iOS como no Android.
Para substituir a assistente virtual, a Microsoft afina o Windows Copilot. A nova barra lateral é desenvolvida junto ao Bing Chat, para responder às questões dos usuários e controlar as configurações.
A nova ferramenta deve chegar para todos em uma atualização do Windows 11 entre setembro e dezembro. Até lá, quem tentar usar a Cortana receberá um aviso sobre o encerramento da assistente. Um link também aparece, explicando a alteração.
A Cortana será substituída pelo Windows Copilot no sistema operacional.
Ainda neste ano, a Microsoft vai também interromper o suporte para Cortana no Teams — e no Teams Display e Teams Rooms. A assistente digital ficará apenas com um emprego, no Outlook para celular.
A Cortana foi introduzida pela Microsoft no antigo Windows Phone, em 2014. Em 2015, ela chegou ao Windows 10, podendo receber comandos de voz, mostrar lembretes e abrir aplicativos. Mas, a competição com rivais como Alexa e Google Assistente foi demais para a inteligência artificial, que enfrentou diversas falhas da empresa e ficou para trás.