TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Microsoft Edge pode estar importando dados do Chrome sem o usuário perceber
Tecnologia

Microsoft Edge pode estar importando dados do Chrome sem o usuário perceber

publisherLogo
Tecmundo
31/01/2024 18h15
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16026163/original/open-uri20240131-56-kkfasg?1706724929
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um aparente recurso oculto do Windows faz o Microsoft Edge importar todas as suas abas abertas do Google Chrome . Recentemente, usuários e um repórter do The Verge se queixam sobre a função que, em muitos casos, está ativada discretamente.

A ferramenta começou a chamar a atenção da comunidade há meses, mas ganhou destaque após o repórter do The Verge, Tom Warren, reparar que o Microsoft Edge importou suas abas antigas do Chrome de surpresa. O navegador da MS abriu todas as guias do app rival logo após uma atualização do Windows Update.

I installed the latest Windows 11 update (KB5034204) and it rebooted and automatically opened Microsoft Edge with all the Chrome tabs I had open before installing the update ?? couldn't believe my eyes. Anyone else had this?

Contudo, Warren não se lembra de ter importado dados para o Microsoft Edge, tampouco confirmado o compartilhamento de abas para o programa. De alguma forma, a função foi ativada no app, e o jornalista só percebeu quando notou todas as suas contas deslogadas.

Segundo a investigação e os relatos de usuários, esse é um recurso pouco documentado do Microsoft Edge. A função é ativada no navegador, ou durante o processo de instalação do sistema operacional.

O recurso não é obrigatório, mas surpreendeu Warren, que acreditava ter desativado a função na instalação do Windows 11 . O repórter acredita que a atualização resultou em algum tipo de bug que, como consequência, reativou o recurso no Microsoft Edge.

Segundo um dos relatos, a ativação do recurso acontece de forma muito discreta, e muitos usuários devem tê-lo habilitado sem saber. A solicitação acontece na instalação do Windows, mas a interface usa um Dark Pattern para garantir consentimento rápido.

this post bothered me for days so I reinstalled Windows ++ confirmed that there's an obscure setting to sync Chrome data into Edge (+ it's shared to MSFT if you're signed-in & sync your browsing data) -- to turn it off, open Edge then: edge://settings/profiles/importBrowsingData pic.twitter.com/SiBmDsD8oT

O Dark Pattern é um padrão de design que tenta induzir o usuário a aceitar algo "por engano". A estratégia consiste em usar cores, ícones chamativos ou posicionamento de botões para promover ações indesejadas.

No caso do recurso do Microsoft Edge, o Dark Pattern acontece no posicionamento e na cor dos botões: o botão "Agora não" é exibido em cinza, ao lado do botão "Aceitar", em azul.

A desativar a importação de dados de outros navegadores, você deve seguir os passos:

Se a função não aparecer no seu Microsoft Edge, é possível que ele já esteja desativado. Neste caso, você não precisa fazer nada.


Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também