Microsoft Windows: um guia completo sobre o sistema operacional
Tecmundo
O Windows é uma presença onipresente no universo da computação pessoal. Seja em desktops, laptops ou tablets, é difícil escapar da influência desse sistema operacional (SO). Mas você conhece a história e as dezenas de versões do Windows?
Continue a leitura para explorar o mundo criado pela Microsoft, desde as origens, evolução e comparação com outros SO para que você possa entender melhor o que os principais recursos do Windows tem a oferecer!
O Windows é uma série de sistemas operacionais multitarefa desenvolvida pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975 nos EUA e que viria a se tornar o segundo empreendimento mais valioso do mundo em 2022.
As funções básicas do sistema operacional Windows são:
O objetivo final é proporcionar uma experiência de uso simplificada e acessível aos usuários, por meio de interfaces atrativas e intuitivas, além da integração de softwares eficientes e velozes.
Bill Gates ainda é dono da empresa Microsoft, empresa criadora do Windows.
O Windows se saiu muito bem nessa missão: é considerado líder no mercado de softwares em termos de faturamento, consolidando-se como uma referência global no setor.
A chamada família Windows é composta por uma variedade de produtos projetados para potencializar o desempenho dos sistemas operacionais da empresa.
Entre eles, destacam-se o Windows Live, o Windows Media Center e o Windows Media Player, cada um com funcionalidades específicas e complementares.
Desde sua primeira aparição em novembro de 1985, o Microsoft Windows evoluiu ao longo dos anos com suas diversas versões de melhorias e recursos inovadores . Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles:
Foi a estreia do Windows como uma interface gráfica para o MS-DOS, oferecendo recursos como uso do mouse, editor de texto, agenda e jogos.
Introduziu a expansão de memória, proporcionando melhor multitarefa e interface com janelas sobrepostas. Apresentou aplicativos como o Excel (editor de planilha) e o Word (editor de documento).
Considerado o primeiro grande sucesso comercial da Microsoft, trouxe melhorias de desempenho e capacidade gráfica, com memória virtual e suporte a placas VGA.
Lançado para uso corporativo, servidores e estações de trabalho, o Windows NT oferecia maior estabilidade e segurança.
Marcado pelo icônico menu "Iniciar", o Windows 95 apresentou um ambiente de 32 bits, barras de ferramentas, suporte a multitarefa e o revolucionário sistema "plug and play" para detecção e instalação automática de dispositivos.
Interface do sistema operacional Windows 95.
Embora tenha enfrentado críticas iniciais por questões de desempenho, a segunda edição (Windows 98 SE) resolveu muitos problemas. Integrou o Internet Explorer, trouxe recursos de multimídia e melhorias na navegação.
O Windows Millennium Edition combinou recursos pessoais e profissionais, aprimorando a multimídia e a conectividade com a introdução do Windows Movie Maker e do Universal Plug and Play.
Baseado no Windows NT, foi uma base sólida para o desenvolvimento do Windows XP. Apresentou recursos como a função de hibernação.
Considerado um dos sistemas operacionais mais duradouros da Microsoft, o Windows XP unificou os sistemas operacionais empresariais e domésticos .
As vendas do Windows XP aconteceram entre 2001 e 2007.
Introduziu a gravação de CD embutida, reprodução automática de mídias e aprimorou a legibilidade em telas LCD com a função ClearType.
Apresentando uma nova interface de usuário chamada Windows Aero, o Windows Vista focou na segurança e trouxe recursos como Windows Media Player 11, Internet Explorer 7 e melhorias em multimídia.
O Windows 7 foi elogiado pelos usuários. Introduziu recursos como reconhecimento de escrita e ajuste automático de tamanho de janela. Essa versão continua ativa em mais de 17% dos dispositivos em todo o globo.
Lançado como sistema operacional para dispositivos móveis, o Windows Phone trouxe a familiaridade dos softwares do Windows para smartphones. Apesar disso, não obteve sucesso na disputa de mercado contra os sistemas iOS e Android, levando a Microsoft a descontinuá-lo em 2017.
A falta de apps na loja do Windows Phone contribuiu para o encerramento do SO pela Microsoft.
O Windows 8 marcou uma mudança significativa na aparência do sistema operacional, impulsionada pela chegada de dispositivos sensíveis ao toque. A eliminação do menu "Iniciar" e a adoção do "tiling" trouxeram uma nova experiência de uso. Essa versão oferecia suporte para USB 3.0 e apresentava a Windows Store.
Um dos sistemas operacionais mais amplamente utilizados, o Windows 10 está presente em mais de 66% dos computadores da atualidade.
Com o retorno do menu Iniciar e foco na área de trabalho, o Windows 10 unificou as plataformas Windows em diferentes dispositivos, como tablets. Não podemos deixar de mencionar também a introdução da assistente virtual chamada Cortana.
O aguardado lançamento do Windows 11 ocorreu em outubro de 2021. Embora mantenha algumas semelhanças com seu antecessor, o Windows 11 surpreende com recursos aprimorados , como um ajuste de janelas mais intuitivo e um novo sistema de agrupamento.
Uma funcionalidade interessante é o "Vincular ao Celular da Microsoft", que permite aos usuários de dispositivos iPhone e Android visualizar notificações, ler mensagens e realizar chamadas diretamente dos seus computadores.
As versões mais recente do Windows sincroniza seu PC e celular.
O Windows 11 também oferece um assistente de ajuste, facilidade de configuração e personalização da área de trabalho e pesquisa universal com resultados personalizados em arquivos, e-mails e na internet.
Em maio de 2023, a Microsoft anunciou a tão aguardada atualização para o W11, chamada Moment 3 . Ela não apenas traz correções de desempenho, mas também melhora a experiência do usuário com:
O Windows tem sido o sistema operacional mais utilizado desde a década de 1990. De acordo com o ranking de 2022 da StatCounter, uma empresa de dados focada em tecnologia digital, a distribuição de sistemas operacionais mais utilizados no mercado é a seguinte:
Os 5 sistemas operacionais que mais se destacam no mercado.
Para sermos objetivos em nossa análise, vamos entender as principais diferenças os três primeiros ranqueados: Windows, macOS (desenvolvido pela Apple) e o Linux (criado por Linus Torvalds). Confira:
O Windows é licenciado para ser utilizado por qualquer fabricante em suas máquinas, oferecendo flexibilidade de uso. Por outro lado, o macOS é exclusivo para dispositivos da marca Apple, como MacBook, iMac e Mac Mini.
Já o Linux é um sistema operacional de código aberto e livre, o que significa que pode ser utilizado por qualquer pessoa sem custos. Sua natureza aberta permite que programadores adicionem elementos ou realizem alterações no sistema.
O Windows, o macOS e o Linux apresentam diferentes abordagens em termos de interface. Enquanto o Windows se destaca pela flexibilidade e personalização, o macOS oferece uma experiência estilizada e fluida entre os dispositivos Apple.
Interfaces dos 3 sistemas operacionais mais usados no mundo: Windows, macOS e Linux.
O Linux proporciona liberdade de escolha e customização com interfaces mais tradicionais, como o GNOME e o KDE, e até opções mais leves, como o Xfce e o LXDE.
Tanto a Microsoft quanto a Apple oferecem suporte oficial aos seus sistemas operacionais, mas o Linux conta apenas com as comunidades de usuários e fóruns para encontrar correções de problemas e troca de informações.
Lembrando que a escolha entre esses 3 sistemas operacionais depende das preferências e necessidades individuais de cada usuário!
A popularidade e presença global do Windows são reflexo de sua qualidade e capacidade de se adaptar às necessidades dos usuários modernos que prezam por tecnologia avançada, usabilidade intuitiva e uma ampla gama de softwares integrados.
Gostou do conteúdo? Aprenda mais sobre o ecossistema digital da Microsoft com o TecMundo. Por aqui, te ensinamos os melhores hacks para usar o Windows, como impedir que apps ocultos do Windows sejam executados na inicialização . Não deixe de conferir!