Mito ou verdade: deixar o celular carregando durante a noite estraga a bateria?
Tecmundo
Você provavelmente já escutou por aí uma lista de boas práticas para fazer a vida útil da bateria do seu celular durar mais. Entre as dicas, uma das que mais aparecem é a recomendação para evitar deixar o celular carregando por muitas horas, como o dia ou a noite toda.
E, se você está lendo este texto, provavelmente também se pergunta se a prática realmente danifica a bateria do celular. Considerando que a tecnologia evoluiu bastante nos últimos anos, será que ainda é preciso se preocupar com isso? Confira a resposta abaixo!
Sim, você pode deixar o seu celular carregando a noite toda sem prejudicar a bateria do aparelho. Isso porque a maioria dos smartphones atuais conta com baterias de íon de lítio, com a chamada carga inteligente.
O recurso faz o gerenciamento de energia, evitando o supercarregamento e interrompendo o fornecimento de carga quando a bateria atinge os 100%. A funcionalidade ajuda a proteger a bateria contra danos causados por sobrecarga. Da mesma forma, deixar o celular carregando o dia todo também não tem problema.
Deixar o celular carregando a noite ou o dia todo não estraga a bateria do aparelho (Foto: reprodução/GettyImages)
Ainda que não seja mais necessário se preocupar com isso, existem outras práticas simples que podem ser benéficas para o seu smartphone. Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar a prolongar a vida da bateria:
Não, deixar o celular carregando por várias horas não vicia a bateria. Essa crença era bastante comum no passado, quando os celulares vinham com baterias à base de níquel e, para evitar que o smartphone viciasse, muitas pessoas só recarregavam o aparelho quando a bateria estava abaixo de 20%.
Essa preocupação, no entanto, não é mais necessária, já que os smartphones modernos contam com bateria de íon lítio . Por isso, pode ficar tranquilo e carregar o seu celular quando quiser (mesmo que a bateria esteja acima de 20%!).