Home
Tecnologia
Mito ou verdade: ligar e desligar o PC desgasta mais do que deixar ligado?
Tecnologia

Mito ou verdade: ligar e desligar o PC desgasta mais do que deixar ligado?

publisherLogo
Tecmundo
06/09/2023 20h37
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15755111/original/open-uri20230906-18-16l7rsf?1694043564
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você é daqueles que desliga o PC todos os dias ou prefere deixá-lo ligado? Seja qual for sua preferência, é provável que tenha tomado essa decisão por um mesmo motivo: porque o computador supostamente acaba ficando “desgastado” e com uma menor vida útil.

Mas será que desligar o PC todo o dia – ou deixá-lo ligado por semanas a fio – faz mesmo alguma diferença para garantir que aquela máquina top de linha dure mais alguns anos? Infelizmente, a resposta é bem mais complicada do que parece.

Para começar, vamos deixar algo claro: essa história de que ligar e desligar o PC várias vezes pode causar problemas tem, sim, fundamento.

Isso porque, originalmente, a “cabeça” usada no leitor do HD (uma minúscula agulha que flutua logo acima do disco, graças a uma “almofada” de ar feita pelo giro da peça) descansava na própria superfície do disco rígido quando a máquina desligava. Logo, até que o disco voltasse a “empurrar” essa ponta com sua velocidade de giro, havia, sim, o risco de danos.

desligar ou suspender o pc?Desligar o PC todo o dia ou deixá-lo ligado por vários dias faz mesmo alguma diferença? (Foto: GettyImages)

Esse não era o único problema encontrado em ligar e desligar o PC, vale notar. “Toda vez que o computador é ligado, ele tem um pequeno surto de poder enquanto tudo começa a rodar, e se você está ligando ele múltiplas vezes por dia, isso pode sim diminuir o ciclo de vida do computador”, disse Steven Leslie, agente da empresa Geek Squad, ao site Digital Trends .

Felizmente, boa parte disso deixou de ser um problema nos computadores mais recentes. Desde os PCs do início dos anos 2000, por exemplo, as cabeças dos discos rígidos automaticamente retraem para um ponto seguro quando o sistema é desligado; isso, aliás, quando não estamos falando de uma máquina que já usa SSDs para armazenar seus dados.

Um PC moderno é projetado para aguentar um total de 40 mil ciclos de ligar e desligar antes de falhar

Da mesma forma, é válido apontar que muitos dos medos de defeitos causados por esses surtos de energia ao ligar o sistema praticamente deixam de existir, visto que vários dos componentes utilizados atualmente abandonam o uso de partes mecânicas. Há controvérsias quanto aos estragos causados nesses sistemas, obviamente, mas o consenso ainda é de que o número de peças a sofrerem desgastes é muito menor.

Segundo a Energy Star , por exemplo, um PC moderno é projetado para aguentar um total de 40 mil ciclos de ligar e desligar antes de falhar. Considerando que isso equivale a 109 anos ligando e desligando sua máquina diariamente uma vez por dia, é difícil imaginar que você consiga levar seu sistema a falhar pelos 5 a 7 anos, em média, que uma pessoa mantém um computador.

Isso quer dizer que os nossos PCs estão completamente seguros de problemas de serem ligados ou desligados? Não é bem assim. Mesmo os melhores componentes, como baterias, os discos rígidos mais recentes ou mesmo coolers, têm um ciclo de vida limitado, e esse processo acaba sim danificando alguns componentes, por menor que seja o dano.

Contudo, para dar uma ajudinha a quem ainda sofre com esse dilema, nossa dica é pensar o quão frequente é o uso da máquina. “Se você usa seu computador múltiplas vezes por dia, é melhor deixá-lo ligado. Se você o usa por um período curto – digamos uma ou duas horas – apenas uma vez por dia, ou ainda menos, então desligue-o”, explicou Leslie.

Seja qual for a escolha que considerar adequada, por favor: desligar o PC retirando-o da tomada nunca é uma boa opção.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também