MSN completa 23 anos: relembre funções e o fim do mensageiro
Tecmundo
Um dos mensageiros de maior sucesso dos anos 2000, o MSN completou 23 anos de lançamento nessa quinta-feira (21). Embora tenha sido descontinuado pela Microsoft, ele é lembrado até hoje pelos usuários.
Lançado em 21 de julho de 1999, o programa de mensagens da Microsoft chegou para concorrer com o ICQ, sucesso da era da internet discada. Ele foi apresentado como uma plataforma que permitia comunicação instantânea com qualquer usuário do Hotmail.
O tamanho do arquivo, de 320 KB, era um diferencial em relação aos concorrentes, permitindo o download e a instalação em “apenas” 3 minutos, se utilizado um modem de 28,8 Kbps, como informava a gigante de Redmond na estreia. O sucesso foi imediato e o MSN logo se tornou uma verdadeira febre .
Versão clássica do MSN.
No Brasil, o mensageiro era usado por milhões de pessoas para bater papo principalmente após a meia-noite, quando a ligação era mais barata. Os chats também tinham muito movimento aos finais de semana, igualmente por causa dos gastos reduzidos com a conexão.
Funções populares e o fim do MSN
Usuários nostálgicos costumam lembrar das funções do MSN frequentemente. Havia o alerta de contato entrando no mensageiro, o recurso de tremer a tela para chamar a atenção da pessoa, caso ela demorasse a responder, e a possibilidade de usar “winks”, figurinhas animadas parecidas com os atuais GIFs.
Também era possível definir o status como disponível, ausente, ocupado e até ficar invisível, observando quem estava online, e colocar música no perfil, mostrando um pouco do seu gosto musical. O programa também permitia enviar emojis e disponibilizava jogos para se divertir em meio ao chat.
O MSN tinha alguns jogos simples.
Estas eram apenas algumas das ferramentas da versão clássica do programa, que começou a perder espaço com a popularização dos celulares e as redes sociais. Mesmo mudando de nome, para Windows Live Messenger, e ganhando funções como bate-papo por vídeo e envio de fotos, o programa acabou.
A descontinuidade começou com a substituição do Messenger pelo Skype , em 2012. Já o fim do MSN foi decretado de forma definitiva em 31 de outubro de 2014, quando os servidores do mensageiro foram desligados na China, último país em que ele funcionava.