Home
Tecnologia
NASA anuncia três possíveis datas para lançamento da missão Artemis à Lua
Tecnologia

NASA anuncia três possíveis datas para lançamento da missão Artemis à Lua

publisherLogo
Tecmundo
21/07/2022 18h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15102784/original/open-uri20220721-20-1mwmy5b?1658426734
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após vários adiamentos, parece que o projeto Artemis – que levará humanos de volta à superfície da Lua – irá, literalmente, decolar. Durante uma teleconferência de mídia realizada na quarta-feira (20), a NASA fixou três possíveis datas de lançamento para a missão lunar Artemis I: 29 de agosto, 2 ou 5 de setembro.

De acordo com a equipe da agência aeroespacial norte-americana, a missão Artemis – que deverá levar a próxima mulher e o próximo homem à Lua em 2024 – já está pronta para decolar, após a realização satisfatória de testes com o megafoguete lunar Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e a espaçonave Orion.

Voltando à Lua

O “ensaio geral” realizado pela NASA em maio foi definido pelos técnicos da agência como uma “montanha-russa”, pois simulou tudo de ruim e errado que poderia ocorrer até o momento do lançamento real. Nos testes, foram identificados problemas com o sistema de foguetes, inclusive um vazamento de hidrogênio, que demandou reparos na segunda bateria de avaliações.

Naturalmente, fixar uma data certa para o lançamento do foguete dependerá de alguns preparativos finais, que incluem as condições climáticas ideais na plataforma de lançamento do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA). Se for no dia 29 de agosto, deverá ser em uma janela de duas horas a partir das 5h33 da manhã (6h33 em Brasília), com retorno em 10 de outubro.

Seja como for, o “tripulante” comandante Moonikin Campos, na verdade um manequim que fará o voo, já está a bordo e esperando o lançamento, sobrevoo lunar e retorno tranquilo à Terra. Dessa forma, a Artemis II poderá levar astronautas reais à Lua.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também