TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
NASA cria modelo computacional com IA que prevê tempestades solares
Tecnologia

NASA cria modelo computacional com IA que prevê tempestades solares

publisherLogo
Tecmundo
08/04/2023 17h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15498999/original/open-uri20230408-17-paa3wk?1680984208
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) anunciou um novo modelo computacional que consegue detectar tempestades solares  combinando inteligência artificial (IA) e dados da agência espacial. O modelo envia notificações com até 30 minutos de antecedência sobre as tempestades que estão prestes a acontecer.

Usando dados de erupções solares capturadas por satélites e de perturbações solares observadas por estações terrestres, o modelo computacional DAGGER (Deep Learning Geomagnetic Perturbation) é capaz de prever eventos geomagnéticos ao combinar uma inteligência artificial com os dados obtidos pela NASA nos últimos anos, fornecendo previsões com precisão e rapidez.

Em um artigo sobre o modelo computacional publicado na revista científica Space Weather, os pesquisadores explicam que o método usa a técnica de aprendizado de máquina (machine learning) para analisar dados de estações terrestres em todo o mundo e identificar tempestades geomagnéticas. A tecnologia foi desenvolvida por uma equipe de cientistas do Frontier Development Lab, um projeto criado em parceria entre a NASA, o Departamento de Energia e o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A notificação com antecedência pode ajudar na prevenção de impactos causados em redes elétricas e em outras estruturas; imagem de uma erupção solar capturada pela NASA em 2014.A notificação com antecedência pode ajudar na prevenção de impactos causados em redes elétricas e em outras estruturas; imagem de uma erupção solar capturada pela NASA em 2014.

“Com esta IA, agora é possível fazer previsões globais rápidas precisas e tomar decisões em caso de tempestade solar, minimizando – ou mesmo prevenindo – a devastação da sociedade moderna”, disse o principal autor do estudo sobre o modelo DAGGER, Dr. Vishal Upendran.

Uma tempestade solar, ou geomagnética, é uma perturbação da magnetosfera da Terra provocada por ondas de vento solar em uma interação com o campo magnético da Terra. Essas tempestades podem causar diversas consequências, como falhas na distribuição de energia, interrupções de satélites, entre outros efeitos.

A função do DAGGER é combinar os diferentes dados da NASA para fornecer uma previsão sobre a área afetada e permitir que os responsáveis pela região executem preparações adequadas — por exemplo, uma das soluções pode ser desligar temporariamente os sistemas e equipamentos sensíveis aos eventos geomagnéticos.


Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também