Nintendinho: veja os 10 jogos mais emulados do NES
Tecmundo
O Nintendinho foi a porta de entrada da Nintendo para o mundo dos videogames de mesa, e onde muitas séries famosas nasceram. A plataforma recebeu vários os títulos em seu ciclo de vida, e ainda hoje há pessoas que gostam de revisitar alguns destes games por meio da emulação.
Caso esteja curioso, vamos listar na sequência quais são os 10 jogos mais emulados da plataforma com base nos dados divulgados no site Vimm's Lair. Confira a seguir a lista completa!
10. Ducktales
A Capcom teve a oportunidade de trabalhar com diversas propriedades da Disney no Nintendinho, sendo Ducktales uma das mais famosas da lista.
Controlando Tio Patinhas, Ducktales traz todos os elementos que tornaram os games de plataforma famosos. Sendo assim, espere por pulos calculados, passagens secretas e confrontos contra chefes ao final de cada fase.
O sucesso do game foi tanto que em 2013 ele ganhou um remake caprichado, abraçando um público ainda maior para essa aventura.
9. Zelda 2: The Adventure of Link
Há algumas pessoas que olham torto para Zelda 2 por mudar bastante o estilo visto no primeiro game. Entretanto, ele continua atraindo a atenção de muita gente, o que o coloca na nona posição desta lista.
A proposta em Zelda 2 ainda é avançar por pontos de Hyrule enfrentando inimigos variados. Agora, a progressão acontece de forma lateral e traz até mesmo alguns elementos de games de plataforma.
Mesmo com essas mudanças, ele é importante na da franquia por apresentar algumas novidades, como o Dark Link e outros. Por isso, não deve ser ignorado.
8. Metroid
O Nintendinho permitiu que a casa de Mario explorasse diversos conceitos e ideias. O lançamento de Metroid foi a prova de que, mesmo com suas limitações, o console era capaz de entregar experiências grandiosas.
Neste game acompanhamos a jornada de Samus Aran, explorando um grande labirinto repleto de inimigos, chefes e segredos a serem descobertos. Entretanto, isso não acontece de forma linear, exigindo algumas idas e vindas no mapa.
Um dos principais recursos para isso é a icônica Morph Ball, que só entrou no game por uma mudança de planos. Inicialmente, o time de produção queria que Samus rastejasse pelo chão, mas as limitações do console impediram isso.
7. Tetris
Tetris passou por diversas plataformas, sendo o Nintendinho uma das primeiras a receber uma versão de um dos games mais populares de todos os tempos.
Tal como acontece em outras versões, a jogabilidade aqui é bem simples: observar a área em que as peças caem para encaixá-las de modo a preencher uma linha. Quando isso acontece ela é eliminada, limpando a área e permitindo se manter na partida por mais tempo.
6. Castlevania
Castlevania é uma série que recebeu games em diversas plataformas. Com o sucesso alcançado por ela, diversos fãs da franquia deram uma chance ao título que deu início a toda essa trajetória.
Quem se arrisca por aqui parte em uma jornada com fortes raízes nos elementos de games de plataforma, incluindo nesse pacote momentos em que um pulo errado pode por tudo a perder. Além disso, é possível obter algumas armas pelo cenário e usá-las contra qualquer um que cruzar seu caminho.
5. Mike Tyson's Punch-Out!
A série Punch-Out!! não alcançou o mesmo sucesso de Mario ou Zelda. Porém, é uma franquia que possui fãs cativos e desponta como um dos poucos projetos originários da Nintendo que envolve luta.
Como o próprio nome dá a entender, a lógica aqui é participar de diversas lutas de boxe e se esforçar ao máximo para nocautear os oponentes. Além disso, foi um dos poucos games da plataforma a trazer cutscenes animadas, algo que não era muito comum para a época.
4. The Legend of Zelda
A primeira aventura estrelada por Link não subiu ao pódio dos games mais baixados para emulação à toa. O motivo? Ela possui atributos para ser considerada um dos melhores títulos de Nintendinho.
Um dos maiores trunfos da primeira aventura de Link é o tamanho do mapa do jogo. Por sua escala, ele permite investir bastante tempo explorando conceitos fundamentais da franquia, como os calabouços repletos de desafios.
3. Super Mario Bros. 2
Com a medalha de bronze dos games de NES mais baixados para emulação temos Super Mario Bros. 2. Um fato importante é que ele foi o primeiro da franquia a permitir escolher um personagem para passar por todas as fases.
Logo no começo do estágio é possível escolher entre Mario, Luigi, Toad e Peach, cada um com características próprias. O cogumelo, por exemplo, é mais rápido, enquanto a princesa pode voar por curtos períodos. Já o encanador de vestes verdes pula mais alto, enquanto seu irmão é mais equilibrado.
Aliás, Super Mario Bros. 2 não traz alguns elementos clássicos da franquia, como o cogumelo para ficar maior. O motivo é simples: o segundo game original, Super Mario Bros.: The Lost Levels, foi considerado difícil para o público ocidental.
Por conta disso, o time ocidental da Nintendo decidiu trocar os protagonistas do game Yume Kojo: Doki Doki Panic pela turma do Reino dos Cogumelos. Isso explica, por exemplo, o fato de termos os dois games, The Lost Levels e Super Mario Bros. 2, em Super Mario All-Stars para Super Nintendo.
2. Super Mario Bros. 3
Super Mario Bros. 3 é considerado por muitos ainda hoje como um dos melhores games para Nintendinho. Por isso, ele ocupa o segundo lugar na lista dos games mais emulados da plataforma.
O terceiro game do encanador para NES é tido como um dos mais completos por trazer fases variadas. Outro destaque vai para as roupas que concedem poderes variados aos protagonistas, além de conteúdo para várias horas de diversão ao lado de Mario e Luigi.
1. Super Mario Bros.
O primeiro game estrelado pelo encanador ainda é bastante procurado por muitos quando o assunto é emulação. E o motivo para isso é simples: estamos diante do game de origem do personagem nos consoles Nintendo.
Super Mario Bros. permite conhecer um universo completamete novo estrelado pelo encanador. Ele também foi o primeiro a mostrar Bowser como vilão, o cogumelo de power-up e muitas outras coisas.
E aí, o seu game favorito apareceu nessa lista? Qual é o título que mais ocupou seu tempo no passado? Compartilhe sua mensagem com os demais leitores usando as nossas redes sociais.