Nota 0: 7 jogos que fracassaram na hora da recepção do público
Tecmundo
O desejo de qualquer empresa que desenvolve jogos é entregar um produto que faça sucesso com o público e tenha um bom retorno comercial. Entretanto, não são todos que conseguem isso, nos levando a conhecer jogos que não agradaram na recepção do público e da crítica.
Nesta relação feita pela equipe do Voxel, vamos listar sete jogos que foram um fracasso, trazendo tanto títulos mais recentes quanto outros mais antigos. Afinal. é possível encontrar exemplos de títulos com qualidade duvidosa em todas as gerações de consoles.
A franquia Mega Man X certamente é uma das mais queridas da Capcom, elevando a série a um grau ainda maior ao permitir o controle de mais de um personagem na jornada principal. Tudo corria bem até o quinto game dessa divisão (o sexto dividiu opiniões), mas Mega Man X7 pode ser colocado entre os piores lançamentos de jogos do robô azul.
A ideia da Capcom era aproveitar todo potencial gráfico do PlayStation 2 e investir em uma jogabilidade que fosse totalmente tridimensional em diversas das fases apresentadas. Porém, o resultado ficou tão abaixo do esperado que a produtora voltou ao estilo antigo de progressão lateral em Mega Man X8.
Antes de tudo, deixemos bem claro: esse Sonic the Hedgehog não é o game clássico do Master System, muito menos o grande game do Mega Drive. Na verdade, estamos falando do título de 2006, lançado para celebrar os 15 anos do personagem em versões para Xbox 360 e Playstation 3.
Curiosamente, o que deveria ser uma grande celebração acabou trazendo mais um daqueles jogos que se tornou um fracasso. Parte disso se deve a um sistema de câmera ruim e história que certamente os fãs da série gostariam de esquecer – e boa parte do público o considera um dos piores títulos a levar o nome do velocista azul.
A história de E.T. The Extra-Terrestrial para Atari já é conhecida por muitos, por isso era de se esperar que ele fosse aparecer na nossa lista de jogos que foram um fracasso.
Quando foi lançado, lá em 1982, ele foi duramente criticado em praticamente todos os sentidos, sendo o enredo, o visual e a jogabilidade. Muito disso pode ser percebido quando descobrimos que o time de desenvolvimento teve apenas cinco semanas para desenvolver um game cuja expectativa era vender cinco milhões de cópias (no total, só 1,5 milhão foi adquirido).
Ao lado de ET, talvez Superman 64 seja um dos grandes casos de jogos que não agradaram na recepção tanto da crítica quanto dos jogadores, e até hoje este título do Nintendo 64 figura em qualquer relação da games que nunca deveriam ter existido.
Ao longo de 14 fases, o Homem de Aço deve combater os inimigos com controles que beiram o impraticável, pois o protagonista é lento e não convence em sua jornada para tentar salvar seus amigos que foram para uma espécie de realidade virtual. Aliás, talvez seja de um lugar assim que tenha surgido esse que é um dos piores lançamentos de jogos.
Mais um daqueles games que apareceu lindo no papel e nos trailers, mas quando chegou a hora da verdade acabou mostrando uma experiência vazia e extremamente repetitiva em diversos momentos.
Anthem foi feito pela BioWare, que tinha experiência com as séries Mass Effect e Dragon Age. Porém, ao tentar se aventurar neste novo universo acabou trazendo um multiplayer genérico e, depois de um tempo, permitiu que essa "obra" pudesse descansar no limbo dos jogos que foram um fracasso.
Achou que nossa lista passaria sem ele, não é mesmo? Assim como E.T. e Superman 64, é difícil compilar um grupo de jogos que foram um fracasso sem trazer Duke Nukem Forever à tona.
Após passar 14 anos em desenvolvimento (um dos mais longos da indústria dos games), Duke Nukem Forever acabou trazendo uma campanha com gráficos abaixo da média, diversos bugs e outros problemas que certamente contribuíram para o seu fracasso tanto na crítica quanto com o público.
Acredite: não estamos cometendo um sacrilégio adicionando The Legend of Zelda nesta lista – pelo menos não quando estamos nos referindo à edição lançada para o Philips CD-i.
Nesta plataforma que utiliza CDs, a Nintendo permitiu o lançamento de três games da franquia Zelda (Link: The Faces of Evil, Zelda: The Wand of Gamelon e Zelda's Adventure). Entretanto, eles foram bastante criticados por apresentarem um péssimo acabamento e uma gameplay que não condiz em nada com os outros títulos estrelados por Link.
E aí, o que achou da nossa lista? Infelizmente alguns games não tiveram a recepção esperada. Agora é torcer para que os próximos lançamentos não repitam os mesmos erros!