Nova IA da Meta cria imagens digitais usando descrição textual
Tecmundo
Criar obras digitais mesmo sem saber desenhar ou pintar é o que propõe o mais novo conceito baseado em inteligência artificial (IA) da Meta, apresentado na quinta-feira (14). Batizada de Make-a-Scene, a ferramenta usa textos e esboços simples para gerar imagens.
A novidade traz avanços em relação a outros sistemas de geração de imagens baseados em textos. Segundo a dona do Facebook, alguns recursos já existentes são capazes de transformar a descrição do autor em realidade, mas nem sempre refletem o que ele imaginou.
Em uma “pintura de zebra andando de bicicleta”, por exemplo, a bike pode estar virada para uma direção e o animal em outra, além da chance de haver mais distorções em relação à ideia original. Para minimizar os erros, a big tech permite o uso de descrição textual e esboços simultaneamente, para que o criador seja mais específico sobre a obra desejada.
A IA se alimenta de descrição textual e desenhos para gerar as imagens.
Além de mesclar as duas opções, o autor pode escolher somente o texto para fornecer informações à IA da Meta. A empresa afirma que o conceito “se concentra em aprender os principais aspectos das imagens que têm maior probabilidade de serem importantes para o criador”, independente do método utilizado.
Testando a ferramenta
Ainda em fase de desenvolvimento, o conceito Make-A-Scene da Meta foi colocado à prova em testes com a participação de artistas e criadores digitais, incluindo nomes como Sofia Crespo, Alexander Reben, Scott Eaton e Refik Anadol.
Usando o sistema de IA para criar “criaturas híbridas”, Crespo mesclou a descrição textual e um desenho à mão para instruir a tecnologia. O resultado, visto abaixo, foi aprovado pela artista.
Imagem criada com as instruções dada por Sofia Crespo.
De acordo com a Meta, a funcionalidade também pode ser usada por qualquer pessoa para “dar vida às suas ideias e imaginações”. No entanto, não há previsão de quando ela estará disponível para o público em geral.
O sistema de IA Make-a-Scene do Facebook funciona de forma semelhante à ferramenta do Google, revelada em maio, que transforma textos em imagens. Outra tecnologia com a mesma função é o Dall-E Mini, gerador de imagens por inteligência artificial da OpenIA.