Novas regras do SAC possibilitam cancelar serviços pelo WhatsApp
Tecmundo
As novas regras para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) entraram em vigor na segunda-feira (3), trazendo várias mudanças. Uma das principais alterações é a possibilidade de cancelar serviços em qualquer canal disponível, incluindo o WhatsApp, chatbots e redes sociais.
Conforme a legislação atualizada, as empresas que permitem a contratação de serviços por meio do popular mensageiro da Meta e outras plataformas devem oferecer os mesmos canais para que o cliente cancele o contrato. Isso vale para planos de telefonia, internet, TV e outros tipos de serviços.
Anteriormente, a fornecedora poderia determinar um canal específico para que o cancelamento fosse efetivado. Em alguns casos, os clientes precisavam falar com um atendente para então confirmar o rompimento do contrato.
O cancelamento de serviços pelo WhatsApp é apenas uma das mudanças da legislação atualizada.
As mudanças contidas no Decreto nº 11.034/22 são válidas para todos os setores regulados pelo poder público federal. Além das operadoras de telefonia móvel e fixa e de TV por assinatura, seguradoras, companhias aéreas e instituições financeiras também devem seguir as regras.
O que mais mudou com as novas regras do SAC? Reunimos algumas das principais alterações da legislação atualizada:
Em caso de não cumprimento das regras, o consumidor pode reclamar no Procon, na Senacon, no site Consumidor.gov ou no órgão regulador do setor em questão.