Novo chip da Mediatek tem foco em IA e pode estar em seu futuro celular
Tecmundo
A MediaTek anunciou recentemente o Dimensity 8300, novo chip para celulares focado em performance e eficiência energética. O processador conta com recursos voltados para inteligência artificial e tenta concorrer com intermediários da Qualcomm.
Dentro do Dimensity 8300, a MediaTek incluiu a APU 780 AI. O componente é voltado para processamento de inteligência artificial, permitindo o uso de modelos de linguagem (LLMs) com até 10 bilhões de parâmetros e difusão estável — portanto, processamento rápido mesmo em tarefas complexas, como criação de textos ou imagens.
O MediaTek Dimensity 8300 deve estrear em celulares ainda em 2023.
Esse componente conta com a mesma arquitetura do Dimensity 9300, praticamente dobrando o desempenho na computação INT e FP16, e até 3,3x mais em IA, quando comparado ao Dimensity 8200 apresentado em dezembro de 2022.
O Dimensity 8300 é preparado na literatura de 2ª geração de 4nm da TSMC. O SoC (System-on-a-Chip) conta com processador de oito núcleos (4 Cortex-A715 e 4 Cortex-A510) dentro da arquitetura v9 da Arm. A composição garante 20% mais desempenho em CPU, e até eficiência energética até 30% superior em comparação ao antecessor.
A GPU do Dimensity 8300 é o Mali-G615 MC6. O componente promete até 60% melhor desempenho gráfico e até 55% mais eficiência.
Para refinar ainda mais o desempenho em tarefas exigentes, o chipset conta com tecnologia HyperEngine. O recurso adapta o desempenho do dispositivo em jogos, calibrando a entrega de acordo com as demandas do aplicativo.
O SoC também conta com o processador de imagem HDR-ISP Imagiq 980 de 14-bit. Segundo a MediaTek, o recurso entrega mais clareza em vídeos em 4K a 60 fps.
Por fim, a conectividade do Dimensity 8300 fica por conta do modem 5G 3GPP Release-16. Sendo assim, as velocidades de downlink podem chegar até a 5,17 Gbps.
De acordo com a MediaTek, o Dimensity 8300 deve equipar novos celulares ainda em 2023. A empresa não revelou quais serão os primeiros aparelhos a receber o chipset.
No entanto, como o aparelho mira no segmento intermediário, que é bastante popular no Brasil, existe a chance de o modelo acabar dando as caras por aqui eventualmente. Será que o seu futuro celular terá o novo chip da marca?
Se você está em busca de um novo aparelho agora, fique ligado nas ofertas de Black Friday separadas pelo TecMundo!