Novo PS5 precisa de internet para instalação de leitor de disco; entenda
Tecmundo
O leitor de disco do PlayStation 5 Slim vai exigir conexão com a internet para funcionar. Detalhes da caixa do bundle do PS5 Slim com Call of Duty Modern Warfare 3 revelaram que o novo modelo precisa de internet para acoplar o componente pela primeira vez.
Aparentemente, esse método é uma forma de garantir que o leitor de disco é original da Sony, e não um periférico de terceiros. Além disso, a alternativa seria uma solução para evitar pirataria, por exemplo, já que permitiria a validação da mídia física.
O primeiro pareamento entre o leitor de disco e o PS5 Slim exige conexão com a internet.
Contudo, a revelação gera preocupações quanto a preservação de conteúdo. Uma vez que a verificação acontece pela internet, pode chegar um dia em que os servidores de autenticação não estarão mais disponíveis, então o leitor não se torna mais utilizável.
Essa é uma preocupação futura, porém. Afinal, a Sony também pode lançar uma atualização que dispensa essa verificação online no futuro.
Essa restrição do pareamento acontece devido à relação entre o leitor de disco e a placa-mãe do console. O componente funciona exclusivamente com um único console, criando uma relação de exclusividade que, mesmo se colocado num outro PlayStation 5, ele se recusa a funcionar.
Tal estratégia, por sua vez, é uma forma de proteger a tecnologia do leitor de disco, evitando que o firmware do componente seja violado e redistribuído de forma modificada.
O novo PlayStation 5 Slim começará a ser vendido nos Estados Unidos em meados de novembro . Além de ter leitor de disco removível, o console é menor, conta com novo design e tem um SSD de 1 TB de armazenamento.
Ainda não há previsão para a chegada do PS5 Slim ao Brasil, porém. A Sony esclarece que o novo console deve chegar nas demais regiões ao longo dos próximos meses.