Nvidia revela DLSS 3.0, que cria frames para reduzir uso de GPU
Tecmundo
A Nvidia apresentou hoje (20) a nova geração do Deep Learning Super Sampling, o DLSS 3.0. A próxima versão da solução promete criar novos frames utilizando inteligência artificial em games, garantindo saltos de desempenho em games de computador.
Diferente da geração anterior, que já garantia ganhos significativos de performance, o DLSS 3.0 não focará apenas nos pixels. Segundo a Nvidia, a rede neural será otimizada para gerar novos quadros nos games em tempo real, o que ajudará não apenas a placa de vídeo, mas também a CPU.
De acordo com Jensen Huang, o CEO da Nvidia, a tecnologia garantirá até quatro vezes mais performance nos jogos compatíveis. Para exibir um pouco do que podemos esperar do DLSS 3.0, a companhia exibiu alguns comparativos com a solução funcionando nos jogos Cyberpunk 2077 e o pesado Microsoft Flight Simulator.
A demonstração de Cyberpunk 2077 com Ray Tracing ligado exibida pela Nvidia mostra o DLSS 3.0 fazendo o framerate do jogo saltar. O game deixa de rodar em 24 quadros por segundo e passa para 97fps.
O poder do DLSS 3.0 também foi exibido em Flight Simulator, que é bastante pesado. Em um dos comparativos da tecnologia, o simulador realista da Microsoft salta de 60 quadros por segundo para 131 quadros por segundo com a nova tecnologia.
O DLSS 3.0 foi anunciado com a família de placas de vídeo da família Ada Lovelace. Mais detalhes sobre a tecnologia, como disponibilidade e requisitos, devem ser revelados em breve pela Nvidia.