Onde a Terra recebe menos luz do Sol? Descubra!
Tecmundo
Apesar de o nosso Sol iluminar praticamente toda a Terra durante os 365 dias do ano, alguns locais recebem menos luz solar que outros . De acordo com informações do astrofísico Graham Jones, do site Time and Date, algumas regiões do mundo recebem até 36 minutos a mais de luz que outras e a culpa disso é um efeito natural chamado refração.
Em qualquer lugar do planeta, em média, a iluminação do Sol costuma durar 12 horas e isso não é culpa apenas da nossa estrela. O fenômeno natural da refração, a região do hemisfério e a latitude são responsáveis por fornecer um pouco mais ou menos de luz para a certas lugares na Terra, mesmo 'quando o Sol já está deixando uma região para iluminar outras'.
Jones explica que a quantidade de luz refratada depende da latitude da região, por exemplo, quando uma pessoa viaja para o norte ou sul dos trópicos, o sol nascerá com uma inclinação maior . No hemisfério norte, a iluminação do por e nascer do Sol acontecerá no horizonte da esquerda para direita, já no hemisfério sul a estrela iluminará da direita para a esquerda.
As diferentes regiões do planeta recebem diferentes quantidades de luz, contudo, as diferenças não são tão grandes.
Além disso, o verão é mais longo do hemisfério norte, pois o nosso planeta órbita em um formato elíptico, não em um círculo. No total, são 93,6 dias de verão contra 89 dias no Hemisfério Sul. Essa diferença é ainda maior nos pólos, já que o Círculo Polar Ártico costuma receber, em média, 40 minutos de luz a mais que o Pólo Sul — a região é o lugar que menos recebe luz no planeta.
Em relação ao local que mais recebe luz no planeta, de acordo com o escritor Grant Hutchinson, o cume do Monte Forel, na Groelândia, é considerado o lugar que mais recebe luz solar por ano. No total, a região recebe cerca de 5.052 horas de luz do dia.
O gráfico acima apresenta as regiões do planeta que recebem as maiores e menores quantidades de luz solar.
"À medida que viajamos para o norte ou para o sul dos trópicos, o Sol nasce em uma inclinação maior. No hemisfério norte, o Sol se move ao longo do horizonte da esquerda para a direita no nascer e no pôr do sol; no hemisfério sul, ele se move da direita para a esquerda”,explica Jones ."O efeito dessa inclinação é que o nascer e o pôr do sol demoram mais: a borda superior do Sol aparece ainda mais cedo no nascer do sol; a borda inferior desaparece ainda mais tarde no pôr do sol”, completa.
Por exemplo, em Bodø, na Noruega, a luz do dia dura, em média, 36,5 minutos a mais que a iluminação de Sydney, na Austrália. Na contabilização de um ano, Sydney recebem mais de nove dias de luz a menos que Bodø. Em Londres, a luz dura por 12h20m; em Nova York, a iluminação é de 12h15m.