OpenAI não está treinando o GPT-5, garante CEO
Tecmundo
O CEO da OpenAI, Sam Altman, confirmou que a empresa não está atualmente treinando o GPT-5, e não fará isso por um tempo. A declaração vem após rumores sobre o desenvolvimento do sucessor do GPT-4, lançado em março.
Com o crescente desenvolvimento da inteligência artificial, surgem cada vez mais preocupações sobre a segurança e o controle desses sistemas. Uma carta aberta assinada por executivos de empresas de tecnologia pediu uma pausa no desenvolvimento de sistemas de IA pela possibilidade de tais sistemas serem perigosos e difíceis de controlar.
Altman discutiu as preocupações de segurança em torno da inteligência artificial (IA) em um evento no MIT. A OpenAI continua desenvolvendo a última versão do ChatGPT e está "fazendo outras coisas além do GPT-4 que têm todos os tipos de problemas de segurança que são importantes de abordar e foram totalmente deixados de fora da carta".
A OpenAI não pretende suspender o desenvolvimento de inteligências artificiais, embora seu CEO negue o treinamento do GPT-5. (Fonte: TechCrunch/Reprodução)
O CEO observou que a discussão é muito mais complexa do que simplesmente pausar o desenvolvimento de sistemas mais avançados. Ele explicou que isso não é necessariamente verdade para sistemas de IA, onde o progresso é muito mais complexo e não pode ser medido apenas pelos números de versão.
Muitas vezes a sequência de lançamentos dá a impressão de que há melhorias lineares. No entanto, isso pode ser, na verdade, apenas uma estratégia de marketing das empresas, sem efeitos práticos na capacidade da tecnologia.