Os 10 objetos mais marcantes deixados pelo homem no espaço
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4326/thumb/Tecmundo.png)
Tecmundo
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Em um artigo publicado no Gizmodo, o bioeticista, transumanista e futurista canadense George Dvorsky idealizou um museu com os objetos humanos mais significativos já enviados ao espaço.
Com a ajuda do astrônomo Jonathan McDowell, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, nos EUA, ele selecionou uma série de artefatos que, materialmente, não passam hoje de lixo espacial , mas têm um valor inestimável do ponto de vista histórico, nostálgico ou científico. Confira os principais:
O Vanguard 1 foi lançado ao espaço em 17 de março de 1958
Lançado pela NASA cinco meses após a União Soviética mandar ao espaço o seu Sputinik 1 (que já foi incinerado na atmosfera terrestre), o Vanguard 1 é o satélite mais antigo que ainda continua na órbita terrestre, segundo a agência espacial. Uma bolinha de 16,5 cm de diâmetro e menos de 1,5 kg, ele foi o primeiro satélite a utilizar energia solar.
O TIROS 1 foi lançado em 1º de abril de 1960.
Primeiro satélite meteorológico lançado ao espaço, o Satélite de Observação de Televisão e Infravermelho (TIROS no acrônimo em inglês) foi, segundo a NASA, o primeiro passo experimental "para determinar se os satélites poderiam ser úteis no estudo da Terra". Durante os 78 dias em que operou, o satélite foi um sucesso e continua em órbita até hoje.
A Luna foi lançada no dia 4 de janeiro de 1959.
Construída e operada pela antiga União Soviética, a Luna 1 foi a primeira nave espacial a atingir a proximidade da Lua, embora não tenha caído no solo lunar, como planejado. Chamada em russo de Mechta (Sonho), ela passou a quase seis mil quilômetros do destino, entrando em órbita ao redor do Sol.
O Telstar 1 foi lançado pela NASA em 10 de julho de 1962.
Ícone das comunicações via satélite no mundo, o Telstar 1 foi primeiro satélite de comunicações ativo na órbita terrestre e também o primeiro com financiamento privado. Embora operando por apenas alguns meses, ele transmitiu sinais de telefone, dados e imagens de TV ao vivo do presidente americano John F. Kennedy e do cantor francês Yves Montand, através do oceano Atlântico. O Telstar 1 ainda gira em torno do nosso planeta.
O Intelsat 1 foi lançado em 6 de abril de 1965 pelo International Telecommunications Satellite Consortium (Intelsat).
Conhecido como "Early Bird" (Pássaro Madrugador), o Intelsat 1 tem 34,5 kg e foi o primeiro satélite de comunicação comercial lançado em órbita geoestacionária da Terra. Pioneiro em "fornecer contato de comunicação direto e quase instantâneo entre a Europa e a América do Norte", segundo a NASA, ele operou por 18 meses, parou, depois foi reativado pelo missão Apollo 11, e permanece até hoje a cerca de 35,9 mil km acima do equador.
Leia também:
A Mariner 4 foi lançada no dia 28 de novembro de 1964.
Uma espaçonave surpreendente, a Mariner 4 da NASA, está atualmente "aposentada" e gira em torno do Sol. Mas, nos seus dias de glória, chegou a Marte em 15 de julho de 1965, tornando-se a primeira sonda espacial a tirar fotos em close de outro planeta. Com uma sobrevida esperada de mais oito meses, ela continuou trabalhando por mais três anos em importantes estudos.
A Venera 7 foi lançada em dia 17 de agosto de 1970.
Primeira sonda a transmitir dados diretamente da superfície de outro planeta por 23 minutos, a Venera 7 chegou ao planeta de mesmo nome (Venera é Vênus em russo) em dezembro de 1970, tornando-se oficialmente o primeiro pouso bem-sucedido no planeta gêmeo inóspito da Terra. Na época, os sensores da espaçonave revelaram temperaturas superiores a 475º C na superfície do planeta.
Dobráveis, os buggies lunares eram elétricos e podiam atingir até 13 km/h na Lua.
Embora o rover russo Lunokhod 1, de oito rodas, tenha sido o primeiro veículo espacial com rodas a alcançar a superfície lunar em 17 de novembro de 1970, nada se compara aos três charmosos buggies lunares, os chamados LRVs.
Primeiros veículos de quatro rodas a circular sobre outro corpo celeste, eles estão estacionados na lua até hoje, após servir às missões Apollo 15, 16 e 17.
A Pioneer 10 foi lançada pela NASA em 2 de março de 1972.
Prestes a sair o Sistema Solar em direção à estrela vermelha Aldebaran, a sonda espacial Pioneer 10 foi o primeiro objeto da Terra a cruzar o cinturão de asteroides e enviar imagens de Júpiter. Após ultrapassar a órbita de Plutão, a espaçonave fez sua última comunicação oficial em 23 de janeiro de 2003.
A missão Mars Pathfinder foi lançada em 4 de dezembro de 1996.
Pesando pouco mais de 11 quilos, o rover Sojourner da NASA é considerado o robô mais simpático já enviado ao espaço, e é também o primeiro veículo com rodas a percorrer a superfície de outro planeta na história. Estacionado na Chryse Planitia de Marte, ele necessita provavelmente de uma ducha para retirar o excesso de poeira vermelha.
Curtiu o conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades como essa aqui no TecMundo e aproveite para descobrir o que aconteceria se um pedaço de lixo espacial caísse na sua casa .
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)