Os bastidores da Segurança e Personalização como chave da experiência do consumidor
Tecmundo
Por Fernando Arditti.
As tecnologias ligadas à identidade e acesso têm ganhado cada vez mais destaque à medida que as empresas buscam aprimorar as experiências dos clientes, sejam eles consumidores finais ou corporativos. Para 2024, vemos um foco em combinar experiências personalizadas no ambiente digital a uma segurança robusta, com um maior controle de informações pessoais.
Ou seja, as equipes desenvolvem cada vez mais soluções digitais que priorizam uma metodologia cujo objetivo é a personalização das experiências , sempre apoiadas por um alto nível de segurança das plataformas.
E o gerenciamento de identidade e acesso do cliente (CIAM) é o caminho para essa personalização íntima. Aproximar-se dos clientes é o DNA da economia da experiência e, no mundo digital, o CIAM é a base para a customização.
A experiência do cliente é um dos aspectos mais importantes na hora de reter esse usuário.
Não há limites para o uso, podendo ser implementadas tanto no setor privado quanto no público para tornar a experiência do usuário mais conveniente e segura. Por exemplo, pode levar menos de 60 segundos para um consumidor experimentar o site de uma empresa, ficar frustrado e acessar o site do concorrente.
Ou até mesmo parar completamente de consumir de uma empresa caso descubra que ela forneceu seus dados pessoais a terceiros sem permissão. Essas experiências digitais falhas podem comprometer rapidamente a fidelidade à marca e reduzir receitas no processo.
Nesse contexto, é curioso notar que um gerenciamento de identidade eficaz precisa ser invisível, o que chamamos de Seamless Access Experience. E o que isso quer dizer?