Panos Panay, líder de desenvolvimento do Windows 11, deixa a Microsoft após quase 20 anos
Tecmundo
O executivo Panos Panay deixou a Microsoft nesta segunda-feira (18). O até então diretor de produtos da companhia ficou conhecido pela sua participação no desenvolvimento do Windows e da linha Surface.
A empresa divulgou o desligamento, mas Panay também falou sobre no seu perfil no X (antigo Twitter). O executivo trabalhou na Microsoft por quase 20 anos.
After 19 incredible years at Microsoft, I've decided to turn the page and write the next chapter. I’m forever grateful for my time at Microsoft and the amazing people I had the honor to make products with.
"Após 19 anos incríveis na Microsoft, decidi virar a página e escrever o próximo capítulo. Serei eternamente grato por meu tempo na Microsoft e pelas pessoas incríveis com quem tive a honra de criar produtos", disse Panay no X.
Não foram divulgados os motivos da saída de Panay. Recentemente, o executivo até havia mencionado que estava empolgado para aparecer no evento da Microsoft, marcado para 21 de setembro, em que revelaria inovações com inteligência artificial. Agora que não faz mais parte da companhia, o ex-diretor não comparecerá ao evento.
Panay entrou na Microsoft em 2004 como gerente e cresceu dentro da empresa gradativamente. Ele se tornou diretor de produtos em 2018, sendo um dos líderes do desenvolvimento do Windows 11, e, em 2021, foi promovido a vice-presidente executivo.
Em comunicado, executivos da Microsoft e o CEO Satya Nadella agradecem pelos serviços prestados por Panos Panay. "Obrigado, Panos, pelo seu impacto em nossos produtos, cultura, empresa e indústria nas últimas duas décadas", disse Nadella no texto.
"Sob a liderança de Panos, a equipe criou a icônica marca Surface com produtos adorados. Mais recentemente, como líder do Windows, a equipe trouxe serviços e experiências incríveis para centenas de milhões de pessoas com o Windows 11 em dispositivos inovadores, incluindo os de nossos parceiros OEM", disse o vice-presidente de experiência e dispositivos, Rajesh Jha, em e-mail enviado aos funcionários da MS.
Quem assume as responsabilidades de Panay é Yusuf Mehdi, atual chefe de marketing de consumo da Microsoft.