Home
Tecnologia
Para além do hype: o que esperar da inteligência artificial em 2024
Tecnologia

Para além do hype: o que esperar da inteligência artificial em 2024

publisherLogo
Tecmundo
08/01/2024 23h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15980975/original/open-uri20240108-17-1ftejsn?1704754920
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Por Andréa Migliori.

É muito curioso, para alguém que conhece a inteligência artificial há muito tempo ou que vem sempre se atualizando sobre seus avanços, ver como anda o debate público sobre o assunto. Há muitas expectativas e também muitos receios, ainda que a IA já faça parte da nossa vida de muitas maneiras.

É compreensível que o tema esteja tão em alta agora, com o uso em massa de ferramentas como ChatGPT, MidJourney e outras. Justamente por isso, há muitas conversas simultâneas sobre o que podemos esperar para o próximo ano – e com a velocidade que a tecnologia está avançando, várias previsões podem realmente se concretizar.

Inteligência ArtificialTendências de IA para 2024 no Brasil e no mundo.

Abaixo você confere os 5 destaques que podem tornar a inteligência artificial ainda mais utilizada em 2024. Veja:

A comunicação é uma das áreas que mais vem sendo impactada pela inteligência artificial recentemente e agora é hora dessa relação se firmar. Conforme as IAs conversacionais aprendem mais sobre as linguagens humanas, melhores ficam as ferramentas de interação.

Podemos esperar mais clareza nas mensagens e mais possibilidades de economizar tempo de atendentes com demandas mais complexas, deixando as tarefas mais simples para os robôs. Diversos segmentos podem se beneficiar disso. Na saúde, por exemplo, seria possível evoluir atendimentos que costumam ser demorados, automatizando a coleta de dados, pedidos médicos e encaminhamentos.

Na Workhub, onde sou CEO, já planejamos para o começo de 2024 disponibilizar um serviço de atendimento por IA para o RH de clientes. Muitas questões podem ser resolvidas de maneira automatizada, dando tempo para profissionais se concentrarem em outras questões da equipe. Imagine empresas com milhares de pessoas colaboradoras, como a IA agilizaria a comunicação do setor?

A IA não serve apenas para criar novos produtos e serviços, mas também para melhorar os que já existem. A tecnologia pode auxiliar inúmeros negócios a venderem soluções mais eficientes, ágeis, menos custosas, enfim: mais competitivas.

As próprias redes sociais são um exemplo do que pode acontecer. Atualmente, os algoritmos causam bolhas na internet, o que já começou a ser alterado aos poucos, especialmente a partir do sucesso do TikTok, que se baseia na recomendação de novos conteúdos, ao invés de ficar só naquelas mesmas 30, 40 contas que você segue e interage. Mas ainda é preciso aprimorar mais, e acredito que a IA vai auxiliar nisso.

Mais tecnologia também significa mais segurança de dados e do próprio uso das ferramentas. Como as mudanças são rápidas, ainda faltam regulamentações em diversas áreas sobre o assunto, mas isso não se restringe aos governos: as empresas e as pessoas, de modo geral, também precisam se atualizar.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também