Patente da Sony que 'obriga' usuários a falar nome de marcas viraliza
Tecmundo
Uma patente da Sony que “obriga” a pessoa a dizer o nome da marca para encerrar comerciais viralizou nos últimos dias. Apesar de ter sido registrado em 2009, o “Sistema para converter comerciais de televisão em videogames interativos em rede” virou assunto nas redes sociais .
De acordo com o Google Patents, a ideia é um método interativo entre usuários e marcas que faz com que as pessoas sejam ativas no consumo de vídeos promocionais. Com ele, as publicidades podem se tornar até minijogos.
A ferramenta integra não somente os televisores, mas serve para outras fontes de transmissão e streaming e oferece diversos métodos de entrega de conteúdo para quem está assistindo algum programa, evento, show, esporte e etc.
A patente da Sony é uma espécie de central multimídia
O “Sistema para converter comerciais de televisão em videogames interativos em rede” é um ecossistema completo que oferece aos anunciantes uma gama de formatos de anúncios. Dentre eles, um comercial pode ser sobreposto em um programa ao vivo, permitindo que a pessoa jogue enquanto assiste o seu show favorito, por exemplo.
Mas foi justamente um formato específico de interação que chamou a atenção da internet. Uma das possibilidades elencadas pelo sistema é colocar sensores de voz nos televisores para que um comercial só seja encerrado caso a pessoa repita o nome da marca.
Viralizou no Twitter
O registro de 2009 da Sony viralizou principalmente por causa de um tweet. Contando na tarde desta terça-feira (10) com mais de 50 mil curtidas e 3 mil comentários, o usuário colocou uma imagem que explica o uso da ferramenta.
A ilustração mostra justamente uma pessoa sentada em frente a televisão, vendo um filme, quando de repente a atração é interrompida por um comercial de hamburger. O longa-metragem só é retomado quando o telespectador grita “McDonald’s” no meio da sala.