TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Pela primeira vez, foguete da SpaceX não volta após missão
Tecnologia

Pela primeira vez, foguete da SpaceX não volta após missão

publisherLogo
Tecmundo
23/11/2022 20h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15308787/original/open-uri20221123-653-n4ayl0?1669236683
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A noite de terça-feira (22) foi diferente para a SpaceX. No final do dia, o 11º voo de um booster da companhia espacial de Elon Musk , lançado em Cabo Canaveral, na Flórida, decolou. Mas, ao contrário das dez vezes anteriores, ele não voltou à Terra.

Parte do Falcon 9, o booster de primeiro estágio era o foguete ativo mais antigo da empresa. Ele deixou o Complexo de Lançamento Espacial 40 às 23h57 (horário de Brasília). Em 35 minutos de missão, um satélite de comunicações da operadora francesa Eugelsat foi colocado em órbita.

Como a missão exigia mais energia para colocar em órbita o satélite de quase 5,5 mil quilos, não havia combustível suficiente para trazer o impulsionador de volta. Normalmente, a SpaceX pousa o booster logo depois do lançamento.

O foguete reutilizável permitiu ao empreendimento de Elon Musk oferecer melhores preços para enviar itens ao espaço. O Falcon 9 usado no voo de terça já havia voltado das missões Telstar 18V e Iridium-8, além de nove da própria empresa, colocando em órbita satélites de internet Starlink .

O foguete Falcon 9 levou um satélite de 12 mil libras para o espaço nesta terça-feira (21).O foguete Falcon 9 levou um satélite de 12 mil libras para o espaço nesta terça-feira (21).

Até o final deste ano, mais 12 voos estão programados com um foguete Falcon 9. Até agora, 52 já foram realizados. O recorde de 31 lançamentos do ano passado já foi quebrado.

A SpaceX também lançou, pela primeira vez em três anos, o foguete Falcon Heavy em missão da força espacial dos Estados Unidos. A companhia se prepara para o voo inaugural do Super Heavy, poderoso foguete que deve ajudar a Nasa a levar o homem de volta à Lua.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também