Persuasão e mais 7 livros de Jane Austen que viraram filmes
Tecmundo
Jane Austen viveu durante o século 19, mas a força de seus livros e a ironia carregada em seu romantismo sobreviveram de tal modo que várias obras foram adaptadas para o teatro, a televisão e o cinema. Alguns livros, inclusive, foram utilizados em mais de um filme.
“É muito comum a busca do público por adaptações que sejam fiéis, mas elas podem ser livres ou inspiradas”, destacou Carollini Assis, idealizadora do Adapta, primeiro festival na América Latina voltado para o negócio de adaptação literária.
E você, é entusiasta das obras de Austen? Então, provavelmente vai amar nossa lista de hoje. Confira a seguir.
1. Persuasão
A última adaptação da obra literária de Jane Austen, Persuasão (2022), acaba de entrar em cartaz na Netflix. É uma versão mais apimentada de um romance mais discreto publicado em 1818.
Por isso, alguns críticos, como Kathryn VanArendonk, da New York Magazine, apontam que o filme destoa do tom triste retratado no livro. Quem busca algo mais fiel à literatura deve conferir as versões de 1995 e 2007, produzidas pela BBC.
2. Orgulho e Preconceito
(Fonte: Focus Features/IMDb/Reprodução)
O livro Orgulho e Preconceito (1813) é a obra mais famosa de Jane Austen. Não à toa, é também a mais adaptada para o audiovisual. A primeira versão, de 1940, teve Aldous Huxley — autor de Admirável Mundo Novo — como um dos roteiristas.
Além disso, existe o longa-metragem Noiva e Preconceito (2004), que mistura Hollywood com Bollywood, e até Orgulho e Preconceito e Zumbis (2016), adaptando a obra para um contexto de apocalipse zumbi. Que tal?
A versão mais conhecida do público, entretanto, tem o mesmo nome do livro e foi lançada em 2005. O filme teve quatro indicações para o Oscar, e as interpretações do elenco deram uma vida nova à obra de Austen.
3. Razão e Sensibilidade
Razão e Sensibilidade (1811) aborda a relação de duas irmãs em dificuldades financeiras que se mudam para o interior enquanto procuram um amor. A adaptação de 1995 é a mais famosa e conta com Emma Thompson e Kate Winslet no elenco.
Há também uma versão latina e mais moderna, Sem Prada nem Nada (2011) e uma minissérie da BBC de 2008 dividida em 3 partes.
4. Emma
(Fonte: Paramount Home Enternainment/IMDb/Reprodução)
As Patricinhas de Beverly Hills (1995), um dos filmes mais famosos da década de 1990, por incrível que pareça, é a adaptação do livro Emma (1815) de Jane Austen.
Uma versão mais fiel, no entanto, foi lançada nos cinemas em 1996 e tem Douglas McGrath assinando o roteiro e a direção. No mesmo ano, a BBC fez uma versão para a televisão.
5. Lady Susan
Amor & Amizade (2016) é baseado em Lady Susan, um curto romance escrito em 1794 por Jane Austen e publicado apenas em 1871 — mais de 50 anos após sua morte.
O manuscrito que deu origem ao livro e ao filme aborda a história de uma viúva manipuladora em busca de um marido para si e também para a filha, que destoa das heroínas românticas da autora.
6. Mansfield Park
A primeira versão de Mansfield Park (1814) foi uma minissérie da BBC produzida em 1983. Muito tempo depois, o livro ganhou as telas de cinema com o filme Palácio das Ilusões (1999). Há, ainda, outra versão da obra literária veiculada em 2007 pela televisão britânica.
7. A Abadia Northanger
O livro A Abadia Northanger (1817), primeiro romance concluído por Jane Austen, ganhou uma adaptação para o audiovisual em uma novela espanhola veiculada em 1968.
Mas vale lembrar que o filme de 2017, dirigido por Jon Jones, foi a obra que popularizou a história da busca pelo amor e as decepções de Catherine Morland em uma sociedade movida por interesses financeiros.
8. Sanditon
Sanditon (1817) é considerado um livro inacabado e foi publicado no mesmo ano da morte de Jane Austen, mas nem por isso a obra deixou de ser adaptada.
Uma série lançada em 2019 abordou as aventuras amorosas da adolescente protagonista em um local prestes a se tornar um resort de luxo. A 2ª temporada estreou em julho e já existe previsão da 3ª.
Filmes que retratam o universo de Jane Austen
Além dos livros propriamente dito, o universo narrativo criado por Jane Austen, que conta com protagonistas femininas fortes , serviu de inspiração para diversas obras audiovisuais.
Nesse contexto, merecem destaques O Clube de Leitura de Jane Austen (2007), Amor e Inocência (2007), Lost in Austen (2008) e Austenland (2013). Já assistiu a algum desses títulos?
A partir de narrativas cativantes, a autora conseguiu deixar sua marca no mundo. Seus livros são amados por uma legião de fãs e até hoje rendem suspiros ao longo das centenas de páginas.
Se você, assim como nós, fica derretido com uma boa dose de romance, vale a pena conferir as curiosidades do filme Como eu Era Antes de Você . Aproveite!