Pesquisa mostra como TikTok influencia os hábitos dos usuários
Tecmundo
Ouvir música é a ação mais realizada pelos usuários do TikTok após eles assistirem a algum conteúdo na rede social. É o que revelou uma pesquisa feita pela plataforma The New Consumer, divulgada na última semana, mostrando como o app influencia o que as pessoas fazem e compram.
Conforme o levantamento, 44% dos usuários do app de vídeos curtos decidem pesquisar uma nova música para ouvir após visualizar uma postagem, hábito que supera o preparo de receitas de comida ou bebida, citado por 35% dos entrevistados. Já 29% deles disseram ter desenvolvido algum novo interesse ao usar o software .
Seguir uma nova marca e tornar-se fã de um determinado artista musical também foram ações influenciadas pelo app chinês , cada uma delas mencionada por 28% dos usuários, enquanto 27% disseram terem sido motivados a fazer compras . A plataforma se mostrou influente até mesmo no aprendizado de novas palavras e frases (22%).
A maioria dos usuários se diz influenciada a ouvir música após ver vídeos na plataforma.
Outras atitudes influenciadas pelos vídeos do TikTok, de acordo com o relatório, são o uso de roupas ou a adesão a um estilo de moda específico (17%), a visita a lugares próximos (17%) e a realização de viagens a outras cidades ou países (12%). Apenas 16% dos entrevistados disseram não terem sido influenciados pelo app de nenhuma maneira.
A pesquisa também identificou as principais razões pelas quais as pessoas usam o app de vídeos curtos. A maioria delas (43%) respondeu que abrem a plataforma em busca de entretenimento, enquanto 41% procuram por situações de alívio cômico e 27% desejam ouvir música.
Mais alguns dados curiosos foram revelados pelo levantamento, como a indicação de que uma parcela considerável dos usuários (21%) visualiza as publicações enquanto realiza outras atividades, como assistir TV e estudar. Já 22% afirmaram que se mantêm informados por meio do TikTok.