TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Pesquisadores encontram falhas na autenticação por digital do Windows Hello
Tecnologia

Pesquisadores encontram falhas na autenticação por digital do Windows Hello

publisherLogo
Tecmundo
22/11/2023 18h45
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15892773/original/open-uri20231122-56-305oyr?1700678719
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A autenticação por biometria do Windows Hello foi violada por pesquisadores. Nesta terça-feira (21), o grupo Blackwing Intelligence divulgou que conseguiu ultrapassar o mecanismo de segurança em computadores das marcas Dell , Lenovo e Microsoft .

A pesquisa do grupo foi um pedido do time de Pesquisa Ofensiva e Engenharia de Segurança da Microsoft (MORSE) feito em outubro deste ano. "Nossa pesquisa revelou diversas vulnerabilidades que nossa equipe explorou com sucesso, permitindo-nos ignorar completamente a autenticação do Windows Hello em todos os três laptops", explica o Blackwing Intelligence.

Foram encontradas brechas nos sensores e no software da autenticação por biometria do Windows Hello.Foram encontradas brechas nos sensores e no software da autenticação por biometria do Windows Hello.

Os sensores testados foram das marcas Goodix, Synaptics e ELAN, que equipam os três computadores mais vendidos para companhias: Dell Inspiron 15, Lenovo ThinkPad T14 e Microsoft Surface Pro Type Cover with Fingerprint ID. Todos eles tiveram o mecanismo de segurança violado pelos pesquisadores.

Segundo a Blackwing Intelligence, a descoberta das brechas aconteceu por meio de engenharia reversa no software e no hardware do dispositivo, em que foram descobertas falhas na implementação criptográfica em um TLS personalizado no componente da Synaptics.

A natureza das brechas está na ausência da implementação do mecanismo Secure Device Connection Protocol (SDCP) da Microsoft. Sendo assim, depende das fabricantes a decisão de implementar o recurso.

A descoberta da falha é uma péssima notícia para usuários de computadores com Windows Hello habilitado com biometria. Há três anos, a Microsoft revelou que cerca de 85% dos usuários adotava o método de autenticação —sendo entrada por PIN também uma das opções da ferramenta.

Essa não é a primeira falha descoberta no Windows Hello, porém. Em 2021, a companhia precisou corrigir uma brecha no sistema (também na autenticação por biometria) para evitar acessos indevidos no Windows 10.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também