PlayStation Slim: relembre as versões 'compactas' dos consoles
Tecmundo
Recentemente, a Sony surpreendeu o mundo ao anunciar uma versão mais compacta do PS5 em relação ao seu design. Embora a própria empresa não chame o modelo de Slim, ele rapidamente ganhou o apelido por todos os jogadores, até mesmo pelo histórico do PlayStation em sempre ganhar um modelo deste tipo.
Do PSOne ao PS5, virou uma espécie de tradição lançar um modelo Slim alguns anos após o lançamento do videogame original, seja para que ele tenha um preço mais acessível, ou até mesmo para salvar a vida do console original, que veio ao mundo repleto de problemas. Para refrescar sua memória, hoje o Voxel traz todas as versões 'compactas' do console. Confira!
O PSOne foi o primeiro console da Sony, e também o primeiro a receber um modelo Slim. Ele chegou ao mercado em 2000, pouco mais de seis anos do lançamento do modelo original. Ele foi resultado de duas estratégias da empresa: produzir mais consoles, já que, por conta da popularidade ele começava a esgotar em alguns países E a outra é por trazer um aparelho mais compacto e resistente.
PSOne Slim
Para se ter uma ideia, a largura do PSOne Slim era praticamente a mesma do seu joystick, o DualShock, e quase cabia em qualquer bolso. Além disso, ele também contava com acessórios únicos, sendo o mais marcante uma pequena tela LCD, com caixas de som embutidas, que permitia jogar os games no visor. Por fim, ele também tinha um joystick com uma cor mais clara do que o do modelo original.
O PS2 Slim foi lançado em 2004, cerca de quatro anos depois do PS2, e também foi uma estratégia da Sony para vender mais aparelhos. Entretanto, a principal delas era justamente a redução de custos, uma vez que o console original era mais caro que seus concorrentes. Para isso, ela diminuiu drasticamente o seu tamanho e cortou uma série de entradas e conexões, principalmente a de internet, o que comprometeu jogos que, naquele momento, já necessitavam da rede para serem executados, como os MMOs.
PS2 Slim.
Ele também ficou popularmente conhecido por abolir a bandeja para os DVDs, uma vez que no novo modelo bastava inserir os discos na entrada correspondente. E para o mercado paralelo, ele também era um videogame mais fácil de "desbloquear" para o uso de jogos piratas. Tanto que ele é de longe o modelo mais vendido aqui no Brasil, em um período onde jogos originais para ele são extremamente difíceis de serem achados e caros demais para a realidade do país.
O PS3 foi de longe o videogame que mais deu dor de cabeça para a Sony. O produto chegou ao mundo com uma proposta ousada de retrocompatibilidade com jogos do PS2, e a reprodução de filmes em alta definição em discos Blu-ray. Porém, o aparelho sofreu com o alto preço e com uma série de problemas, principalmente superaquecimento, o que fez com que milhares de consoles pifassem com pouco tempo de uso.
PS3 Slim
A solução foi produzir uma versão reduzida, e reformulada do console, que chegou em menos de três anos do lançamento do console original. Esse por sua vez deu tão certo que muita gente acha que ele é o modelo principal do videogame, e sequer lembram que ele teve uma versão anterior.
Já na reta final de vida, com o PS4 recém anunciado e em fase final de produção, o PS3 Super Slim chegou às lojas. Ele trazia uma versão ainda mais reduzida e com um design bem inusitado, que lembrava muito uma carteira.
PS3 Super Slim
Entretanto, a principal diferença era justamente na inserção de discos no console. Agora ele trazia uma tampa, onde era preciso abri-la para colocar o disco. Ela veio para substituir o modelo de inserção em gaveta, que volta e meia "agarrava" os discos e era um dos grande problemas do PS3 Slim.
O PS4 Slim foi lançado alguns meses antes da versão mais robusta do mesmo console: o PS4 Pro. Ele é o modelo mais compacto com menos modificações da história da Sony, sendo apenas um pouco mais leve e alguns centímetros mais baixo.
PS4 Slim
Ele também foi o modelo slim que menos vendeu. A começar por ter sido anunciado antes do modelo Pro, o que fez com que muita gente optasse por ter uma versão que rodava alguns jogos em 4K. Além disso, o PS4 normal ainda era facilmente encontrado em lojas especializadas, o que fez com que ele tivesse quase o mesmo preço do modelo mais fino.
O "PS5 Slim" que foi anunciado recentemente é o primeiro no qual a Sony não utiliza a nomenclatura. Ele vai substituir o modelo original do PS5, que volta e meia acaba esgotado em determinados países.
Além de ser 24% mais compacto que o videogame original, ele também terá uma versão sem leitor de discos, onde é possível comprá-lo a parte e encaixar no console. Mas o que chamou mesmo atenção foi o fato dele não contar com a base para deixar o videogame em pé. Agora, será preciso pagar 30 dólares para comprá-la.
E na sua opinião, qual o console Slim mais marcante da Sony? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!