Home
Tecnologia
Por que a NASA agora permite que astronautas levem celulares para o espaço?
Tecnologia

Por que a NASA agora permite que astronautas levem celulares para o espaço?

publisherLogo
Tecmundo
09/02/2026 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50659/original/Tecmundo.png?1764195704
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, mudou um dos seus protocolos para as próximas missões tripuladas. A partir de agora, astronautas estão autorizados a levar smartphones para a cabine e até utilizá-los enquanto estiverem no espaço.

A medida foi confirmada pelo atual administrador da agência, Jared Isaacman. Segundo uma postagem feita no X (Twitter), os astronautas usarão "os smartphones mais modernos" já em duas missões:

  • A Crew-12, um lançamento da SpaceX que levará astronautas para a Estação Espacial Internacional e está prevista para 11 de fevereiro;
  • A Artemis II, que vai levar uma equipe para as proximidades da Lua em março, data ainda provisória e marcada após a identificação de uma falha técnica nos últimos testes.

Até o momento, não há detalhes sobre quais serão os dispositivos utilizados e nem se eles serão os modelos pessoais dos astronautas ou modelos fornecidos pela própria agência. "Essa urgência operacional será muito útil para a NASA, enquanto buscamos realizar pesquisas e ciência de alto valor em órbita e na superfície lunar. Este é um pequeno passo na direção certa", conclui Isaacman.

Por que celulares no espaço eram proibidos?

  • Segundo a NASA, a mudança é considerada importante por envolver alterações em "processos consolidados" e o uso de "equipamentos modernos para voos espaciais em um cronograma acelerado".
  • Protocolos anteriores da agência restringiam ao máximo o uso de eletrônicos modernos nas missões devido a uma série de fatores de risco;
  • Os perigos incluem a possibilidade de incêndio ou explosão de baterias e uma eventual interferência de sinal ou questões eletromagnéticas, além de dúvidas sobre o comportamento desse tipo de equipamento no vácuo ou em situação de microgravidade;

Para além do uso pessoal comentado por Isaacman, os pesquisadores agora também poderão usar os aparelhos compactos e modernos para registrar experimentos variados mais facilmente.

Historicamente, há registros de dois modelos iPhone 4s na cabine da última missão do projeto Ônibus Espacial da NASA, em 2011, mas sem detalhes sobre eles terem sido ligados a bordo.

Como a NASA usa inteligência artificial para explorar o espaço? Saiba mais nesta matéria do TecMundo!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também