Preços de SSDs devem subir até 50% em 2024, segundo relatório
Tecmundo
O mercado global de SSDs deve passar por mudanças em 2024. De acordo com um relatório da TrendForce, a categoria de produtos terá um aumento significativo no preço de venda que pode chegar a até 50% até o fim do ano.
Segundo o levantamento, essa mudança deve partir das fornecedoras de memórias Flash NAND, incluindo marcas como Samsung , Kioxia, SK Hynix e Micron, que são as atuais líderes do mercado. O aumento é um movimento contrário ao que foi visto em 2023, quando os SSDs ficaram mais baratos .
O motivo do encarecimento inicial planejado para os próximos trimestres, que deve girar em torno de 40%, é fazer com que as fornecedoras atinjam o chamado breakeven. Esse é o ponto de equilíbrio de uma companhia, ou seja, quando os gastos e ganhos estão em um mesmo patamar.
Em seguida, as marcas vão em busca do aumento do lucro, com mais 10% de aumento de preço planejado para um segundo momento ainda não definido.
Ainda de acordo com a TrendForce, o setor de SSDs passa um momento delicado. A redução nos preços em 2023 não foi o suficiente para ajustar o segmento e a lucratividade desse componente ainda é baixa se comparado aos módulos de memória DRAM.
A sul-coreana Samsung é atualmente a líder do mercado de memórias Flash NAND.
Por isso, fora o aumento nos valores de venda, é possível que algumas companhias reduzam a produção de memórias Flash NAND, que são os componentes básicos do SSD.
Esse remanejamento deve ser realizado pelas fabricantes até que elas encontrem o ponto de oferta e demanda desejado. Em outras palavras, é possível que esses dispositivos também fiquem um pouco mais escassos.
Atualmente, a Samsung é a líder desse setor com 31,4% da fatia de mercado. A empresa é seguida de longe por SK Group (20,2%), Western Digital (16,9%) e Kioxia (14,5%).