Quais são as temperaturas em todo o Sistema Solar? Descubra!
Tecmundo
Já imaginou estar em uma temperatura acima dos 460º C em uma manhã ensolarada? Se você é daquelas pessoas que reclamam por sair suando do banho em dias de verão, pode querer dar uma olhada no clima de outros planetas que orbitam ao redor do Sol.
Afinal, na imensidão do universo a temperatura média de cada planeta tem uma relação direta com a sua superfície ou ausência dela. No caso do sistema solar que é composto por quatro planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), quatro gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) e o planeta anão Plutão que também possui uma superfície sólida, temos climas extremos seja para o calor ou para o frio.
Confira as temperaturas e as peculiaridades climáticas do nosso sistema estelar!
Um dos fatores determinantes na temperatura dos planetas do sistema solar é a sua superfície e a composição atmosférica.
Essa afirmativa não é completamente verdadeira! Pois Mercúrio não e o planeta mais quente no Sistema Solar. Com uma distância aproximada de 57 milhões de quilômetros do Sol, esse planetinha possui uma grande variabilidade de temperatura.
Ficou surpreso em saber que Mercúrio não é o planeta mais quente?
Durante a noite a temperatura na superfície é de aproximadamente 167 graus Celcius. Mas em dias ensolarados, a temperatura chega a 430ºC. Essa diferença acontece pois Mercúrio não possui uma atmosfera densa, o que faz com que ele não retenha o calor, como ocorre aqui na Terra com o efeito estufa.
Se não é Mercúrio o mais quente, quem mais seria? Claramente o gêmeo malvado da Terra: Vênus!
A superfície de Vênus pode chegar a incríveis 464ºC! Há uma distância de aproximadamente 108 milhões de quilômetros do Sol, esse planeta consegue manter a temperatura graças a sua composição atmosférica.
Essa imagem foi feita pela sonda espacial Galileo Orbiter, em 1990. Quem vê assim, nem diz que faz quase 500 graus Celsius.
Ainda que às coisas na Terra não andem lá as melhores, a temperatura na superfície por aqui fica na casa dos 15ºC, em média. Pode se chocar! Obviamente, nosso planeta é muito dinâmico e possui diversas variáveis que fazem com que a temperatura não seja a mesma em todos os pontos.
As mudanças climáticas têm papel central nessa onda de calor pela qual temos passado.
Para você ter uma ideia, a menor temperatura já registrada na Terra foi de -89,2°C, em 1983, na Estação Vostok, Antártida. Já a mais quente foi de 56,7°C, na Califórnia, em 1913.
Outro fator importante de ser levantado para essa mudança de temperatura é a contribuição humana. As mudanças climáticas têm gerado grandes modificações no clima e temos experienciado isso da pior maneira possível .
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, com uma distância do Sol de 228 milhões de quilômetros. É o último dos planetas rochosos da lista e o último a ter registro de temperaturas positivas.
Ali, a temperatura também sofre uma grande oscilação variando entre 20°C e -153ºC. Marte também possui uma atmosfera muito insípida, incapaz de reter calor.
Assim como o Mercúrio, o Planeta Vermelho também não consegue reter calor.
A luz do Sol leva 43 minutos para chegar a Júpiter, o primeiro dos gigantes gasosos. Nesse mundo de gases tempestuosos, a temperatura média de sua superfície é de -110°C.
Outra curiosidade é que ele possui o menor tempo de rotação do Sistema Solar. Enquanto na Terra, o dia tem 24 horas , em Júpiter, o dia dura apenas 10 horas. Em contrapartida, um ano no planeta equivale há 12 anos terrestres.
Para quem gosta de baixas temperaturas e tempestades de vento, Júpiter pode ser uma boa escolha.
Há 1,4 bilhão de quilômetros do Sol, Saturno tem temperaturas agradáveis de -140ºC e tempestades que fariam um furacão categoria F5 na Terra parecerem brisas de primavera.
Saturno é muito conhecido por seus anéis, no entanto, ele possui outras características bastante interessantes, como as seis correntes de jato presentes em sua atmosfera, que formam o desenho hexagonal em sua superfície.
Você sabia sobre o "Hexágono de Saturno"?
Leia também:
Com temperaturas de -195°C, Urano é o sétimo planeta em nosso sistema. Ele também possui anéis como Saturno e é orbitado por 27 luas. Urano foi nomeado em homenagem ao deus grego do céu devido à sua cor.
São 13 os anéis de Urano. Se o que você deseja é distância, ele está há 2,6 bilhões de quilômetros da Terra.
Batizado em homenagem ao deus dos mares, Netuno tem temperaturas de -200°C. Bem agradável para uma tarde de passeio ao ar livre.
Visitado pela primeira vez em 1989 pela sonda Voyager 2, Netuno é o último dos astros celestes dentro do nosso Sistema Solar, oficialmente considerado como planeta. Sim, ainda sentimos falta de Plutão .
Netuno leva em média 165 anos para dar uma volta completa em torno do Sol.
É claro que o incluiríamos na lista, principalmente por causa do seu próprio coração! Apesar de Plutão ter temperaturas de -225°C, acredita-se que ele possua água líquida abaixo de toda crosta congelada . E é o movimento dessa bacia que faz com que Plutão tenha um coração pulsante.
Plutão é um planeta anão muito interessante para a ciência.
Também não poderíamos de deixar de falar do Sol! O astro rei possui características bastante peculiares. O núcleo solar tem uma temperatura de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius. Essa temperatura vai diminuindo conforme se aproxima da superfície, atingindo 5.500°C.
Sua superfície do Sol é mais fria do que sua coroa.
Mas a sua coroa, que está na atmosfera externa, atinge temperaturas de 2 milhões de graus Celsius! É como se você encostasse em uma lâmpada incandescente e ela estivesse fria, enquanto todo seu entorno estivesse em chamas.
Após saber como é a temperatura nos outros planetas do Sistema Solar, podemos considerar o clima da Terra, bem agradável, não é mesmo?
Ilustração mostra as temperaturas médias dos planetas do nosso Sistema Solar.
E aí, gostou de saber sobre a temperatura em outros astros do nosso sistema? Então. aproveite para descobrir como é o pôr do sol em outros planetas e para mais conteúdos sobre ciência, continue acompanhando o TecMundo!