Home
Entretenimento
Qual serviço de streaming tem o melhor aplicativo? Veja comparativo
Entretenimento

Qual serviço de streaming tem o melhor aplicativo? Veja comparativo

publisherLogo
Tecmundo
25/04/2023 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15520981/original/open-uri20230425-18-1v1cei3?1682460322
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quem é assinante de vários serviços de streaming sabe bem: às vezes, o que faz a gente decidir acessar um ou por outro é justamente a eficiência do app que é disponibilizado aos usuários. Afinal, não tem nada pior que querer acessar um filme e uma série e se bater na hora de mexer com a interface do serviço, não é mesmo?

Para facilitar a sua vida, trazemos aqui uma análise sobre o desempenho dos aplicativos das principais plataformas de streaming, considerando o uso em celular e Smart TV. Depois de ler nossa investigação, é só escolher o seu app favorito e partir para o abraço.

Interface do HBO Max.Interface do HBO Max.

O aplicativo da HBO Max tem interface limpa e com boa usabilidade, com um layout que destaca os novos lançamentos da plataforma e salva na memória os filmes e séries que você está assistindo, para facilitar que continue a ver depois. O sistema também dá a opção para a criação de um perfil para criança, de modo a restringir a faixa etária nas opções para os pequenos - o que pode ser bem útil para os pais.

Na página inicial que o consumidor acessa assim que abre o aplicativo, fica à disposição um menu, situado à esquerda, que organiza bem a busca no catálogo. Há a separação entre os novos conteúdos: originais (que são o grande destaque da HBO Max - vale lembrar que esta é a casa de Succession, Game of Thrones e The Last of Us, dentre vários outros sucessos), o que está em alta e o que deve sair do catálogo nos próximos dias. Deste modo, você pode saber se aquele filme ou série que está se organizando para ver vai sair ou não da plataforma em breve.

O app também traz a opção para que se possa navegar nos catálogos específicos que a HBO Max agrega, com conteúdos da Warner Brothers, DC e Cartoon Network. Como parte mais frágil, está a instabilidade que o aplicativo adquire em momentos de lançamentos de novidades, quando há muitos usuários acessando ao mesmo tempo. Aí, só resta ter paciência.

Vale destacar que, futuramente, a plataforma será atualizada e passará a se chamar Max, recebendo, também, conteúdos do Discovery+. Vamos torcer para que a atualização traga melhorias tecnologias para o aplicativo.

Interface da NetflixInterface da Netflix.

Por si só, a plataforma da Netflix já tem uma grande vantagem: como é uma das mais antigas do mercado, traz uma interface com que boa parte das pessoas está familiarizada. Mesmo quando há novidades, a essência do "estilo Netflix" permanece.

O serviço também traz a opção de criação de perfil para crianças, restringindo a programação conforme a faixa etária de quem vai assistir. O app conta também com um sistema de notificações (o sininho no canto direito superior da tela) que mostra ao usuário as novidades de acordo com as preferências que ele vai registrando conforme o uso.

O layout é simples, e o menu principal fica no topo da tela, dando acesso a uma separação entre listas e séries, a "Minha Lista" (onde o usuário guarda os programas que quer ver depois ou acompanhar quando há lançamento de novas temporadas) e a aba "Bombando", que abre a indicação dos filmes e séries mais vistos no Brasil e no mundo.

O app também tem uma opção interessante, que é a navegação por idiomas. Deste modo, você consegue explorar o catálogo a partir dos países de origem das produções, ampliando as opções do que assistir.

Interface do Prime Video.Interface do Prime Video.

A Amazon Prime, como agrega outros serviços da Amazon, tem uma interface um pouco mais complexa. Traz, por exemplo, uma opção "Loja", na qual se consegue acessar as opções de compra e aluguel dentro do Prime.

Por conta dessas muitas seções, o layout da página fica um pouco mais confuso e pode fazer o usuário se perder, caso não preste atenção nos caminhos percorridos dentro do app. Há também a alternativa do perfil infantil, restringindo a programação conforme a faixa etária.

Diferente de outros serviços, como a Netflix, a Amazon Prime também tem muitas opções de esporte, e por isso esta opção aparece já no menu inicial, que divide o catálogo entre "Filmes", "Séries" e "Esportes". Dá ainda para navegar dentro dos gêneros, o que pode ser bem legal para quando você não sabe o que ver, mas quer algo que se adeque ao seu ânimo no momento.

Frente a outros apps, o Amazon Prime também costuma apresentar instabilidade, conforme relatam alguns usuários. Eventualmente, também pode ocorrer algum problema com as legendas, que possuem uma interface recheada de opções, mas que pode gerar confusão.

Disney PlusOs aplicativos do Disney+ e Star+ usam a mesma tecnologia.

Plataformas pertencentes do grupo Disney, a Disney+ e a Star+ têm funcionalidades parecidas em seus apps. Contudo, na Star+, o menu inicial traz o acesso direto à ESPN, que faz parte das opções vinculadas a este streaming. Afora isso, o usuário pode clicar em "Minha Lista", além das abas de filmes e séries. É portanto, um layout bastante econômico nas opções, mas ainda assim eficiente.

Já a Disney+ tem a interface mais "fofinha", já que é uma plataforma integralmente dedicada às crianças e aos pré-adolescentes. O layout explora mais os recursos visuais do que opções escritas, facilitando a exploração mais intuitiva do catálogo. Há ainda o destaque de produtos de acordo com as produtoras (como a Marvel) e por personagens específicos), o que pode melhorar a navegação dos pequenos. 

Paramount+Interface do Paramount+ na versão web

A Paramount, que é uma das plataformas mais novas do mercado, tem como desafio o de organizar o seu catálogo, que é bastante vasto e eclético. Por conta disso, o app oferece logo no menu inicial uma seção "Marcas", que possibilita que o usuário navegue especificamente dentro dos conteúdos agregados pela Paramount: os Originais, Showtime, MTV, Comedy Central, Nickelodeon, Nick Jr. e Smithsonian.

Os esportes também estão em destaque dentro desta plataforma, e também aparecem já no menu inicial, com os anúncios dos próximos jogos que serão transmitidos sendo mostrados na tela antes ainda que novos filmes e séries.

A Paramount também fornece a opção de criação de um perfil infantil e traz formas de gerenciamento de todos os perfis que forem cadastrados. O principal porém do app é que ele costuma travar em algumas Smart TVs, indicando erros estranhos, como problemas referentes ao país em que se está acessando o serviço. Na maior parte das vezes, é preciso reiniciar a TV ou o app e o entrave se resolve.

Apple TV+Interface do Apple TV+

A Apple TV - casa de sucessos como Ted Lasso, Ruptura e Falando a Real - tem uma interface bem mais enxuta em relação à dos seus concorrentes. O catálogo também não é o mais vasto, mas, ainda assim, oferta excelentes opções para os assinantes.

O layout é super clean, com um carrossel de opções que exibem as obras disponíveis. Ele destaca as séries e filmes que estão bombando, os próximos lançamentos da plataforma, as opções de temporadas completas, além de algumas formas de organização mais inusitadas, como as seções "Uma noite no cinema", "Sci-Fi épicos" e "Diversão para todo mundo".

Como ponto fraco, pode-se falar justamente na falta de opção. Não há muito o que fazer no app, além de procurar o filme ou a série que você está de olho. Sem muito investimento em recomendações, a plataforma acaba escondendo grandes produções dos usuários. De todo modo, vale a pena conferir o serviço pelos ótimos conteúdos originais.

No final das contas, a Netflix acaba apresentando uma das melhores experiências tecnológicas quando o assunto é aplicativo para streaming. O serviço capricha no sistema de recomendações e garante uma experiência estável, algo que os concorrentes eventualmente acabam pecando.

No entanto, é válido ressaltar que a empresa é a mais experiente no setor de streaming em relação aos outros serviços que aparecem na lista. Com isso em mente, ainda existe espaço de crescimento para as outras plataformas conquistarem o coração de mais usuários.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também