Quando sai o resultado do ENEM 2022? Confira!
Tecmundo
No próximo domingo (13), começa a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A segunda etapa ocorre já no próximo domingo, dia 20.
No total, mais de 3 milhões de pessoas se inscreveram para a prova do ENEM este ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos estão em busca de uma vaga em uma instituição de ensino superior a partir da nota que for consolidada.
Neste texto, esclarecemos as principais dúvidas que você pode ter sobre o ENEM, especialmente uma das perguntas que mais rondam os vestibulandos: quando sai o resultado do ENEM?.
(Fonte: Portal Gov.br)
O gabarito oficial do ENEM será disponibilizado pelo Inep em até três úteis após a aplicação das últimas provas. As notas, no entanto, podem demorar um pouco mais. O Inep irá divulgar em sua página quando elas serão publicadas, e cada participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do ENEM pelo acesso com seu login, neste site aqui.
A prova do ENEM envolve questões diversas distribuídas em quatro áreas do conhecimento. Cada um delas tem uma nota própria, e a nota final é composta por estas quatro notas e a nota da Redação. São elas:
Soma-se a elas, ao final, a nota de Redação que vai de 0 a 1000 pontos.
(Fonte: Florence)
Há dois tipos de cálculo que podem ser feitos para saber como você foi no ENEM: a média simples e a média por peso.
Na média simples, soma-se todas as notas tiradas nas áreas e divide-se por cinco, chegando-se então à média final.
Já a média por peso é mais complexa. É preciso saber o peso que cada uma das cinco provas tem dentro do curso escolhido pelo candidato. Neste caso, é preciso multiplicar a nota de cada prova pelo seu peso, somar os cinco resultados e dividir este resultado final pela soma dos cinco pesos.
Se você está pleiteando uma vaga em universidades públicas por meio do ENEM, está fazendo uso do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Não há uma pontuação exata que diga o quanto é preciso ter para ir bem e conseguir uma vaga – tudo vai depender da concorrência do curso e da nota mínima exigida pelo curso e pela faculdade.
Para se ter uma noção do seu desempenho, o ideal é verificar os anos anteriores e descobrir quais foram as notas mínimas exigidas e quais as obtidas pelos alunos ingressantes. Desta forma, você consegue ter uma ideia, lembrando que o resultado depende também do obtido pelos outros candidatos.
Um parâmetro importante para se ter em mente é a nota de corte, ou seja, a nota do último colocado que entrou no curso. Assim, quem deve ingressar é que tem nota igual ou maior à nota de corte.
(Fonte: Stoodi)
Como dissemos, as notas do ENEM podem variar de ano e ano e as instituições podem solicitar pontos diferentes de acordo com os cursos. 400 pontos pode parecer uma nota mediana, mas já é capaz de dar acesso a certos cursos de ensino superior.
Possivelmente ela não trará uma vaga em cursos mais concorridos, mas pode abrir o ingresso do estudante em algumas áreas e instituições. Apenas a título de exemplo, trazemos aqui as notas de corte da primeira chamada de alguns dos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2018:
Mas há alguns exemplos de cursos que tiveram notas de corte abaixo ou pouco acima de 400 no SISU 2022 em instituições federais. Vejamos alguns exemplos:
(Fonte: Portal Nacional de Educação)
Para poder pleitear uma vaga por meio do SISU, é preciso ter tirado uma nota maior do que zero na Redação – que vai até 1000. Ainda que possa parecer pouco exigente, saiba que ela contará muito no peso final da média e pode ter ainda mais peso dependendo do curso que você escolher.
Curtiu este conteúdo? Confira então os demais que preparamos aqui no TecMundo para que você possa estar preparado para o ENEM. Boa prova!